Anavilhanas Lodge, um hotel que une luxo e sustentabilidade

Avalie esta matéria

Início

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, possui uma fauna e uma flora riquíssimas e ainda guarda as culturas e tradições de alguns povos originários. Dentro dessa imensa área está localizado o Parque Nacional Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com centenas de ilhas, que encanta a todos devido a sua imensidão e beleza, que deixam todos os sentidos mais aflorados.

Esse parque compõe a Reserva da Biosfera da Amazônia Central, é considerado um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e faz parte do Complexo de Conservação da Amazônia Central.

Portanto, você já deve imaginar que essa área é riquíssima e que é certamente o destino ideal para quem ama natureza, ecologia e quer conhecer de perto uma das regiões mais famosas e importantes do país.

Além disso, você pode ter uma vivência imersiva neste arquipélago fluvial se hospedando no Anavilhanas Jungle Lodge, um hotel luxuoso, sustentável, totalmente integrado à vegetação local e que oferece experiências únicas dentro dessa área. Sendo assim, se você quer conhecer a Amazônia de perto e se hospedar em um local totalmente conectado com a floresta, continue a leitura. 

Parque Nacional de Anavilhanas

Parte do Rio Negro visto de cima.
Rio Negro Visto de Cima I Foto: Instituto Anavilhanas (reprodução)

O Parque Nacional de Anavilhanas fica no estado do Amazonas entre os municípios de Manaus e Novo Airão. Esse arquipélago fluvial fica localizado no Rio Negro, em uma área de aproximadamente 350 mil hectares.

Cerca de 400 ilhas e 60 lagos compõem essa reserva, sendo que a parte da terra firme corresponde a apenas 40% dessa área. A vegetação desse parque é dividida entre florestas que ficam periodicamente inundadas, cuja flora está completamente adaptada a essa situação, e as florestas não inundáveis, que são mais altas e densas. 

Durante a época de seca, que costuma ocorrer entre maio e setembro, é possível visualizar bem as ilhas, dependendo da região do rio no qual você se encontra. Já na época da cheia, algumas ilhas ficam totalmente inundadas.

Entre os animais que vivem nessa área, o destaque fica para os botos-vermelhos, também conhecidos como botos cor-de-rosa, que interagem com os visitantes. Esse arquipélago fluvial ainda conta com trilhas aquáticas de igapó, nas quais é possível observar bem as ilhas e toda a vegetação.

Na época de seca, em alguns locais do parque, é possível nadar na água dos rios. Outra opção de passeio é visitar as comunidades ribeirinhas que vivem na região. É possível chegar nesse local de três formas: avião, barco e carro, nesse último caso, o transporte deixa o turista na cidade de Novo Airão, onde fica a maior parte dessa reserva natural. 

Hotel Anavilhanas Lodge

Acomodação do Anavilhanas Jungle Lodge com varanda, banheiro e vista para a floresta
Acomodação do Anavilhanas Jungle Lodge I Foto: Instituto Anavilhanas (reprodução)

Para aproveitar ao máximo todas as atrações do parque, o ideal é se hospedar em um local que carrega a essência do arquipélago fluvial, como o Anavilhanas Jungle Lodge, que fica nas margens do Rio Negro.

Olhando do rio, a estrutura do hotel é quase invisível, visto que ela parece pertencer naturalmente àquela paisagem. Contudo, ao caminhar em terra firme, é possível ver os bangalôs e as estruturas que compõem essa opção de hospedagem.

A arquitetura do Anavilhanas Lodge foi inspirada nas construções locais, portanto, nas estruturas do estabelecimento você vai ver muita madeira, palha, móveis rústicos e objetos decorativos feitos por artesãos locais. Tudo isso deixa o empreendimento mais aconchegante e conectado com a paisagem que o cerca.  

Acomodações

Acomodação do Anavilhanas Jungle Lodge com destaque para a parte da cama.
Acomodação do Anavilhanas Jungle Lodge I Foto: Instituto Anavilhanas (reprodução)

O Anavilhanas Jungle Lodge conta com quatro tipos de acomodações: chalés, bangalôs, panorâmicos e villas. Cada uma delas tem uma decoração muito aconchegante, com elementos típicos da região, e ainda oferecem uma visão privilegiada da vegetação.

Entre as acomodações, as villas merecem um destaque. Elas ficam mais afastadas das áreas comuns, o que garante mais privacidade para os hóspedes, têm piscina privativa e mezanino.

Já uma boa opção para quem quer aproveitar ao máximo a vista são os bangalôs, com paredes de vidro que formam 180 graus e oferecem uma visão privilegiada de qualquer ponto do quarto.

Áreas comuns

Área comum do Anavilhanas Jungle Lodge
Piscina do Anavilhanas Jungle Lodge I Foto: Instituto Anavilhanas (reprodução)

Quem quiser relaxar, entrar em contato com a natureza e aproveitar bons momentos, pode curtir algumas das áreas comuns, como a piscina que é cercada por plantas e tem vista para o Rio Negro.

Há ainda o bar flutuante, que tem uma estrutura convidativa, unindo conforto, sofisticação e natureza, além de também oferecer drinks excelentes. 

Já se você quiser explorar a culinária local, vá ao restaurante do Anavilhanas Jungle Lodge e conheça os pratos que combinam os sabores exóticos da Amazônia com as técnicas da culinária contemporânea. Outras facilidades que você vai encontrar neste hotel são:

  • Academia;
  • Sala de massagem;
  • Loja com produtos feitos por artesãos da região;
  • Mirante.

Além disso, o Anavilhanas Jungle Lodge conta com um serviço de transfer que sai de Manaus com destino ao hotel.

Experiências

passeio de barco no rio negro
Passeio de barco no Rio Negro I Foto: Instituto Anavilhanas (reprodução)

Quer conhecer de perto essa parte do Brasil? Então, confira algumas das principais experiências que o Anavilhanas Jungle Lodge oferece para os seus hóspedes:

  • Tour pelo arquipélago;
  • Trilha na mata de terra firme;
  • Canoagem pelos igapós e igarapés;
  • Focagem noturna;
  • Pesca recreativa;
  • Contemplação do nascer do sol. 

Impacto ambiental e social do projeto 

áreas comum do anavilhanas - sofás e guarda-sóis em meio À FLORESTA.
Área comum do Anavlhanas Jungle Lodge I Foto: Instituto Anavilhanas (reprodução)

Por estar dentro da maior floresta tropical do mundo, os idealizadores do Anavilhanas Jungle Lodge se preocuparam muito com a sustentabilidade do projeto, para que ele tivesse um impacto ambiental mínimo.

Uma das formas de conseguir isso foi optar por uma arquitetura de forma orgânica, que foi inspirada nos padrões construtivos da região. Além disso, a construção das estruturas respeitou a faixa de 30 metros da APP (Área de Preservação Permanente),

A empresa também usa a política do plástico zero e usa o lixo orgânico como adubo. A maior parte da energia elétrica que abastece o estabelecimento é proveniente de painéis solares, o que evita a queima de combustíveis fósseis. Além disso, o empreendimento contribui com a fiscalização do Parque Nacional Anavilhanas.

Esse hotel também exerce um importante papel social na região, sendo um dos principais empregadores da área, cerca de 85% dos seus colaboradores são locais.

Portanto, se você gosta de entrar em contato com a natureza e quer explorar alguns dos segredos da Amazônia, considere visitar esse Parque Nacional e se hospede no Anavilhanas Jungle Lodge. 

Como reservar: mais informações no site oficial da Ana Vilhanas Jungle Lodge (este post não foi patrocinado pelo hotel)

Para conhecer mais destinos de viagem e estabelecimentos incríveis, continue no site da Dona Arquiteta e aproveite para seguir o nosso perfil no Instagram. 

Leia mais

  • Hotel Villa Amazônia: união entre o passado e presente
  • Experiência na Amazônia: conheça este hotel que te torna parte da floresta
  • Serras do Brasil: conheça os destinos que unem natureza e luxo

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

O post Anavilhanas Lodge, um hotel que une luxo e sustentabilidade apareceu primeiro em Dona Arquiteta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.