Trump ameaça “sanções secundárias” a quem comprar petróleo do Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), disse nesta 5ª feira (1º.mai.2025) que compradores de petróleo ou petroquímicos do Irã estão sujeitos a “sanções secundárias” e não poderão fazer negócios com o país norte-americano. 

O republicano afirmou que todas as compras de petróleo e produtos petroquímicos do Irã “devem cessar agora”.

“Todas as compras de petróleo ou produtos petroquímicos iranianos devem cessar, AGORA! Qualquer país ou pessoa que comprar QUALQUER QUANTIDADE de PETRÓLEO ou PETROQUÍMICOS do Irã estará sujeito, imediatamente, a Sanções Secundárias. Não será permitido fazer negócios com os EUA de nenhuma forma”, escreveu Trump em seu perfil no Truth Social.

Desde que assumiu como presidente dos EUA, em 20 de janeiro, Trump implementou o que chama de campanha de “pressão máxima” contra o Irã, com o objetivo de interromper completamente as exportações de petróleo do país persa. O republicano afirmou que o Irã usa a receita do petróleo para financiar grupos militantes em todo o Oriente Médio.

Sanções secundárias são medidas econômicas aplicadas a países ou indivíduos que não são o alvo direto das sanções primárias, mas que interagem com os países ou entidades sancionados. Essas penalidades visam a isolar ainda mais os países sancionados e impedir que outros países os apoiem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.