Nova geração do Jeep Compass 2026 traz versão elétrica e base do Peugeot 3008

O Jeep Compass passará por uma transformação significativa em sua nova geração, com previsão de lançamento na Europa ainda em 2025 e chegada ao mercado brasileiro em 2026. A mudança marca uma ruptura importante com a arquitetura anterior, refletindo uma nova fase da Stellantis para sua linha de SUVs médios. A terceira geração do modelo terá como base a plataforma STLA Medium, já utilizada por outras marcas do grupo, como Peugeot e Citroën.

Pontos Principais:

  • Compass 2026 será o primeiro Jeep com a plataforma STLA Medium.
  • Versão elétrica terá até 700 km de autonomia e carga rápida em 27 minutos.
  • Produção começa na Itália em 2025 e será nacionalizada em 2027.
  • Interior redesenhado traz painel integrado e novos materiais.

A adoção da nova base estrutural representa uma estratégia de unificação que permitirá à Jeep oferecer uma ampla gama de motorizações, incluindo versões eletrificadas e com motores a combustão. Essa flexibilização tecnológica visa atender a diferentes mercados e legislações ambientais, com variações que vão desde híbridos leves até modelos 100% elétricos. A produção do modelo começará pela fábrica da Stellantis em Melfi, na Itália, e posteriormente será nacionalizada no Brasil, em Goiana (PE), com início previsto para 2027.

Visualmente, o Compass 2026 segue uma linguagem de design reformulada. A carroceria adota linhas mais retas, com iluminação em LED e novos elementos visuais na dianteira e na traseira. A grade passa a contar com iluminação integrada, e as lanternas traseiras ganham uma barra luminosa horizontal com o nome da marca. No interior, a atualização inclui novos materiais, painel digitalizado e central multimídia integrada, com alterações também no console e nos bancos, que passam a ser oferecidos com revestimento em dois tons.

Plataforma e motorização

O Jeep Compass 2026 estreia com base da Stellantis usada em Peugeot e Citroën. A plataforma STLA Medium permitirá diferentes tipos de motorização, incluindo 100% elétrica.
O Jeep Compass 2026 estreia com base da Stellantis usada em Peugeot e Citroën. A plataforma STLA Medium permitirá diferentes tipos de motorização, incluindo 100% elétrica.

A mudança para a plataforma STLA Medium abre espaço para novos conjuntos mecânicos no Compass. Essa base substitui a antiga Small Wide 4×4 e oferece suporte a múltiplos tipos de motorização. Um dos destaques será a versão totalmente elétrica, com arquitetura de 400 volts, bateria de até 97 kWh e autonomia estimada de até 700 km no ciclo WLTP. O modelo também promete recarga de 20% a 80% em cerca de 27 minutos, por meio de carregadores rápidos.

Além da versão elétrica, estão previstas variações híbridas, incluindo sistemas MHEV e PHEV, bem como motores a combustão com aprimoramentos para manter competitividade. No Brasil, duas motorizações são esperadas inicialmente: o motor 2.0 turbo a gasolina com 272 cv e o motor 1.3 turbo de até 176 cv associado a um sistema híbrido. Essa variedade permitirá que o modelo atenda tanto ao mercado tradicional quanto ao público em transição para alternativas eletrificadas.

A utilização da plataforma STLA Medium também influenciará o comportamento dinâmico do Compass, com promessas de maior rigidez estrutural e possibilidade de tração nas quatro rodas em versões híbridas e elétricas. A base compartilhada com modelos como o Peugeot 3008 e o Citroën C5 Aircross demonstra a padronização de engenharia dentro da Stellantis para reduzir custos e facilitar a produção global.

Design e dimensões

O novo Jeep Compass 2026 será maior que a geração atual, com 4,54 metros de comprimento, 1,89 metro de largura e entre-eixos de 2,74 metros, garantindo mais espaço e conforto interno.
O novo Jeep Compass 2026 será maior que a geração atual, com 4,54 metros de comprimento, 1,89 metro de largura e entre-eixos de 2,74 metros, garantindo mais espaço e conforto interno.

O novo Compass trará mudanças visuais evidentes, com traços que atualizam a linguagem estética da marca. O desenho frontal incorporará faróis full LED mais estreitos e grade redesenhada com elementos iluminados. A traseira acompanhará essa evolução, utilizando lanternas interligadas por uma faixa de LED, reforçando a simetria entre os elementos visuais dianteiros e traseiros.

A carroceria crescerá em todas as dimensões. O comprimento passará a ser de 4,54 metros, enquanto a largura chegará a 1,89 metro. O entre-eixos será ampliado para 2,74 metros, proporcionando maior aproveitamento do espaço interno, tanto para os passageiros quanto para o compartimento de bagagens. Essas alterações têm como objetivo melhorar o conforto e a habitabilidade, um ponto importante em um segmento cada vez mais competitivo.

Internamente, a cabine será completamente renovada. A central multimídia será integrada ao painel de instrumentos digital, que passará a ser uma peça única. O console central elevado trará novo seletor de marchas em forma de botão, substituindo a alavanca convencional. Os bancos também passarão a ter nova ergonomia e materiais de revestimento, com opções em dois tons. Os comandos e interfaces visuais foram redesenhados para tornar a experiência de condução mais intuitiva.

Mercado e produção

No interior, a central multimídia será integrada ao painel digital. O console elevado ganhará novo seletor de marchas por botão, e os bancos terão acabamento em dois tons.
No interior, a central multimídia será integrada ao painel digital. O console elevado ganhará novo seletor de marchas por botão, e os bancos terão acabamento em dois tons.

A estreia do Compass 2026 ocorrerá primeiro na Europa, com produção centralizada na planta de Melfi, que já atende diversos modelos da Stellantis. A chegada ao Brasil está prevista para o ano seguinte, e a produção local começará em 2027 na fábrica da Jeep em Goiana, Pernambuco. Essa fábrica já é responsável pelas versões atuais do Compass, além do Renegade e do Commander.

O lançamento no Brasil abrangerá inicialmente versões com motores térmicos e híbridos, de forma a manter o volume de vendas em um segmento dominado por modelos flexíveis. A versão 100% elétrica deverá chegar em uma fase posterior, dependendo da evolução da infraestrutura de recarga no país e da demanda local por esse tipo de veículo. A estratégia permitirá que a Jeep mantenha presença no mercado com uma gama diversificada.

Com a adoção da nova plataforma e motorização elétrica, a Jeep reposiciona o Compass como um modelo alinhado às exigências ambientais e às transformações tecnológicas do setor automotivo. A expectativa é que o modelo mantenha a liderança entre os SUVs médios, enfrentando concorrentes já eletrificados, como Toyota Corolla Cross Hybrid, GWM Haval H6, BYD Song Plus e outros que devem chegar até 2026.

Fonte: Clubalfa, Carlelo e QuatroRodas.

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