Imigrantes presos formam “SOS humano” no Texas

Um grupo de 31 imigrantes venezuelanos formaram uma “SOS humano” para tentar enviar um pedido de ajuda a um drone da agência de notícias Reuters que sobrevoava a prisão de Bluebonnet, na cidade de Anson (Texas), nos Estados Unidos.

A imagem foi tirada na 2ª feira (28.abr.2025). Dez dias antes, dezenas de venezuelanos detidos em Bluebonnet receberam notificações de oficiais do governo dizendo que eles faziam parte da gangue venezuelana “Tren de Aragua” e seriam deportados sob o Alien Enemies Act (Ato de Estrangeiros Ilegais), uma lei de 1798 que facilita a expulsão do país.

Familiares de 7 dos detidos afirmaram que eles não possuem envolvimento com gangues e se recusaram a assinar o documento, segundo a Reuters. Apesar da recusa, em 18 de abril eles foram colocados em um ônibus, junto de outros compatriotas, que os levaria a um aeroporto da região. O ônibus acabou dando meia volta e os levou de volta para o centro de detenção.

A Suprema Corte dos EUA havia, naquela noite, barrado temporariamente as deportações de venezuelanos sob a lei sancionada por Trump.

O grupo seria enviado para Cecot, a infame prisão de segurança máxima em El Salvador, país cujo presidente, Nayib Bukele, aceitou receber imigrantes ilegais deportados dos EUA. Conforme a Reuters, 137 imigrantes venezuelanos já foram enviados para a prisão salvadorenha.

Bluebonnet, nome inspirado em uma flor tradicional do Texas, fica a 322 km de Dallas. Abrigou, em média, 846 detentos por dia durante o ano fiscal de 2024, conforme o departamento de Imigração e Alfândega dos EUA. As imagens obtidas pela Reuters mostram que alguns dos imigrantes presos usavam roupas vermelhas, indicando que seriam de máxima periculosidade.

SUPREMA CORTE AUTORIZOU USO DE LEI DE 1798

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou o presidente Donald Trump (Partido Republicano) a aplicar a lei de 1798 para conduzir deportações de imigrantes ilegais. A legislação é utilizada pela administração para agilizar o processo de expulsão do país de integrantes de gangues. O republicano invocou o Alien Enemies Act em 15 de março, mas só em 7 de abril recebeu permissão para colocá-lo em prática.

A lei permite ao presidente do país expulsar imigrantes que não estejam em situação legal em tempos de guerra quando um inimigo tenta uma “invasão ou incursão predatória”. Para Trump, o número de integrantes de gangues venezuelanas no país caracteriza uma invasão.

Horas depois da aprovação da lei, cerca de 200 imigrantes ilegais da Venezuela foram deportados para a mega prisão de El Salvador. A imprensa norte-americana relatou que foram disponibilizados 3 aviões para o transporte.

Segundo a decisão da Suprema Corte norte-americana, aqueles que foram alvos do ato devem ser alertados de que estão sendo deportados sob a nova legislação e, portanto, terão a chance de ter a deportação revisada por um tribunal federal do Estado onde estejam detidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.