Entenda os feriados nacionais da China

Os chineses iniciam nesta 5ª feira (1º.mai.2025) a celebração do feriado nacional do Dia do Trabalhador. A maioria dos trabalhadores do país tem folga até 2ª feira (5.mai). Esse é um dos 7 feriados nacionais na China.

A lei no país não dá direito a férias anuais para os trabalhadores, como no Brasil –onde há direito a 30 dias de férias por ano. Os chineses folgam apenas nos feriados, mas as categorias do setor de serviços, como bares, restaurantes e hotéis, trabalham normalmente e ganham folgas em outras datas.

Ao todo, os chineses têm 28 dias livres no ano por causa dos feriados nacionais. Nesses dias, os chineses viajam com muita intensidade para destinos dentro ou fora do país.

Em alguns casos, os trabalhadores precisam trabalhar 1 ou 2 dias a mais –sábado ou domingo– na semana que anterior ou posterior à celebração. São os chamados “dias de trabalho”.

Leia abaixo a lista de feriados nacionais na China, as datas em 2025 e uma breve explicação de seus significados:

ANO NOVO

  • dias de folga: 1 – 1º.jan
  • dias de trabalho: 0

É o 1º feriado nacional na China e o mais curto, com apenas 1 dia de descanso. Trata-se da folga do ano novo pelo calendário gregoriano, comum em praticamente todos os países do mundo.

FESTIVAL DA PRIMAVERA OU ANO NOVO CHINÊS

  • dias de folga: 8 – 28.jan a 4.fev
  • dias de trabalho: 2 – 26.jan (domingo) e 8.fev (sábado)

É o maior feriado da China. Comemora o início do ano segundo o calendário lunar, utilizado pela civilização chinesa há cerca de 4.000 anos.

Durante esses dias, os chineses realizam cerimônias para atrair boa sorte. Conversas sobre temas considerados negativos –morte ou doenças, por exemplo– são desencorajadas.

FESTIVAL DE VARREDURA DE TÚMULOS (FESTIVAL QINGMING)

  • dias de folga: 3 – 4.abr a 6.abr
  • dias de trabalho: 0

O festival Qingming é um feriado voltado para a memória dos mortos. É o equivalente ao Dia de Finados, em 2 de novembro no Brasil.

Os chineses realizam um ritual bem característico durante o festival. As famílias se reúnem para limpar os túmulos de seus ancestrais. Também são oferecidas comidas, incensos e presentes aos mortos.

Depois da limpeza dos túmulos –a parte mais solene do festival– o restante do dia é reservado para passeios em família e celebrações que podem incluir música e dança em algumas regiões do país.

DIA DO TRABALHADOR

  • dias de folga: 5 – 1º.mai a 5.mai
  • dias de trabalho: 1 – 27.abr (domingo)

O feriado homenageia os trabalhadores chineses e suas contribuições para o desenvolvimento do país. É considerado um dos feriados mais importantes da China. Coincide com o Dia Internacional do Trabalho, comemorado em 1º de maio.

FESTIVAL DO BARCO DO DRAGÃO (FESTIVAL DUANWU)

  • dias de folga: 3 – 31.mai a 2.jun
  • dias de trabalho: 0

Com mais de 2.000 anos de história, esse feriado celebra a vida de Qu Yuan, um leal ministro e poeta da China antiga, que se afogou em protesto contra a corrupção governamental.

Diz a lenda que os moradores locais correram em seus barcos para salvá-lo ou pelo menos recuperar seu corpo.

Nessas datas, os chineses costumam realizar desfiles de barcos com cabeças de dragões.

FESTIVAL DA LUA OU FESTIVAL DE MEIO DO OUTONO E CRIAÇÃO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA 

  • dias de folga: 8 – 1º.out a 8.out
  • dias de trabalho: 2 – 28.set (domingo) e 11.out (sábado)

Nesse período, são comemorados 2 feriados nacionais. O Festival da Lua ou Festival de Meio do Outono é considerado o 2º feriado mais importante do país, atrás do Ano Novo Chinês.

Faz referência aos festivais agrícolas que marcavam a época da colheita na China. Costuma ser um momento de reunião familiar.

Já o outro feriado que coincide com o Festival da Lua é a celebração da data de fundação da República Popular da China, em 1º de outubro de 1949.

Nessa data, o governo chinês realiza desfiles militares e incentiva celebrações nacionalistas.feriado


Leia mais sobre a China:

  • China acelera substituição da soja dos EUA pela brasileira
  • China rejeita aviões da Boeing e culpa tarifas de Trump
  • China avança com estratégia para reduzir importância do dólar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.