Míriam Leitão é a nova integrante da Academia Brasileira de Letras

A escritora e jornalista Míriam Leitão foi eleita nesta 4ª feira (30.abr.2025) como nova integrante da ABL (Academia Brasileira de Letras). Na votação, ela recebeu 20 votos de 34 votos possíveis para ocupar a cadeira de número 7, que pertencia ao cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro deste ano.

O 2º colocado foi o economista e ex-ministro da educação, Cristovam Buarque, que teve 14 votos. Míriam é a 12ª mulher a ser eleita para a instituição e uma das 5 mulheres que integram o quadro atual. Publicou 16 livros de diversos gêneros como: não ficção, crônica, romance e livros infantis.

O presidente da ABL, Merval Pereira, disse que Míriam “tem todas as qualificações para estar na ABL” e que sua entrada acontece em um momento oportuno. “Estamos ampliando nossa atuação em vários campos e Míriam vai ser muito útil. Esta eleição foi excelente, porque tivemos 2 candidatos muito bons, especialmente Cristovam Buarque, que teve uma excelente votação também. Foi muito bom para a Academia”, disse.

Além de Míriam e Buarque, também concorriam à vaga: Tom Farias, Ruy da Penha Lôbo, Antônio Hélio da Silva, Rodrigo Cabrera Gonzales, Daniel Henrique Pereira, Angelos D’Arachosia, José Gildo Pereira Borges, Tamara Ribeiro de Oliveira, Martinho Ramalho de Melo, Chislene de Carvalho, Edir Meirelles, Claudenilson Fernandes de Jesus, Ivan Luís Vieira Piffer e Marcia Camargos. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.