Indústria de máquinas registra alta de 13% em março, mas desacelera

A indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou R$ 24 bilhões em receitas líquidas em março de 2025, alta de 13,1% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado do 1º trimestre, o setor apresentou crescimento de 15,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados foram divulgados nesta 4ª feira (30.abr.2025) pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) na Agrishow, feira de tecnologia agrícola cuja 30ª edição está sendo realizada de 2ª feira (28.abr) a 6ª feira (02.mai) em Ribeirão Preto, no interior paulista.

As altas se devem ao fato de que, em 2024, a indústria brasileira de máquinas enfrentou obstáculos, com um volume de importações sendo o 2º maior da série histórica.

O setor, porém, começou a desacelerar. O resultado das receitas de março de 2025 em relação ao mês imediatamente anterior, foi de queda de 4,9%.

A Abimaq projeta que a desaceleração deve continuar ao longo do ano, especialmente por causa dos juros elevados e pela incerteza gerada pelo tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.