Governo Federal e setor privado unem forças para reduzir filas no SUS

O Governo Federal lançou uma nova estratégia para reduzir o tempo de espera das filas no SUS, unindo esforços com a rede privada de saúde.

A prioridade será acelerar diagnósticos e tratamentos, especialmente para casos de câncer, com apoio de hospitais especializados.

Confira como a iniciativa vai funcionar e quais mudanças estão previstas para melhorar o atendimento no sistema público.

Atendimento especializado com apoio privado

Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, muitos serviços privados têm equipamento parado que poderá ser usado para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A ideia é aproveitar essa capacidade para garantir diagnósticos em até 30 dias e início do tratamento em até 60 dias, como prevê a lei.

O Governo Federal já está em tratativa com hospitais como o A.C.Camargo, referência em oncologia, para reforçar o atendimento aos pacientes oncológicos.

Redução de filas é prioridade do governo

O objetivo é diminuir o tempo de espera por exames e cirurgias, ampliando a rede de atendimento especializado por meio da parceria.

Segundo Padilha, a iniciativa responde ao acúmulo de procedimentos parados durante a pandemia e à desorganização anterior da rede.

A meta é fazer a fila andar ainda em 2025, com apoio técnico de hospitais, universidades e do setor privado de saúde.

Saiba: Pessoa com câncer tem desconto em dívidas?

Quer receber mais notícias como essa gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos!

Estudo da USP embasa a nova estratégia

Um estudo da Faculdade de Medicina da USP mostra que há concentração de especialistas na rede privada, enquanto o SUS enfrenta falta de profissionais.

A nova fase do programa pretende integrar esse potencial não aproveitado à rede pública, sem custos diretos para o paciente.

O levantamento será apresentado nesta quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, com o plano de expansão da estratégia.

Programa Mais Acesso a Especialistas será ampliado

A iniciativa também se conecta com o programa Mais Acesso a Especialistas, criado em 2023, com foco em cuidado integral e SUS Digital.

Esse programa utiliza a telemedicina e o compartilhamento de dados para acelerar o diagnóstico e facilitar o acompanhamento dos pacientes.

Entenda: Qual é o tipo de câncer que dá direito à aposentadoria?

Com o reforço da rede privada, o governo espera alcançar mais pessoas e reduzir as barreiras de média e alta complexidade, enfrentadas pelo SUS.

Continue aprendendo com os nossos conteúdos sobre o mundo financeiro! Preencha este formulário gratuitamente e receba uma seleção de conteúdos meutudo!

Entre também no canal de WhatsApp da meutudo e acompanhe as principais atualizações direto no celular.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.