Como criar um evento no Facebook? Veja como funciona a ferramenta na rede social

Você pode criar um evento no Facebook por meio do aplicativo para celulares Android e iPhone ou pela versão web no PC. Em ambos os casos, é necessário acessar a área “Eventos” para criar uma página dedicada para divulgar um encontro ou qualquer outra ação.

A ferramenta permite gerenciar e organizar eventos privados, públicos ou direcionados para membros de um grupo da rede social. Além disso, é possível atualizar a página com informações sobre o encontro e convidar novos participantes e organizadores.

A seguir, veja o passo a passo para criar um evento no Facebook pelo celular ou PC.

Índice

  • Como criar um evento no Facebook pelo celular
    • 1. Abra o menu principal do Facebook
    • 2. Acesse o menu “Eventos” do Facebook
    • 3. Toque em “+” para criar um evento
    • 4. Escolha uma imagem para o evento
    • 5. Dê um nome para o evento
    • 6. Defina a data e hora do evento
    • 7. Informe se o evento será presencial ou virtual
    • 8. Escolha o público do evento do Facebook
    • 9. Escreva uma descrição para o evento
    • 10. Adicione mais organizadores ao evento
    • 11. Crie um bate-papo para os participantes do evento
    • 12. Finalize a criação do evento
  • Como criar um evento no Facebook pelo PC
    • 1. Acesse a aba “Eventos” do Facebook
    • 2. Clique em “Criar novo evento”
    • 3. Adicione uma imagem de capa na página do evento
    • 4. Dê um título para o evento
    • 5. Defina a data e horário do evento
    • 6. Selecione se o evento será presencial ou virtual
    • 7. Escolha o público do evento
    • 8. Crie uma descrição para o evento
    • 9. Convide mais organizadores para o evento
    • 10. Conclua a criação do evento
  • Como funcionam os eventos no Facebook?
    • É possível gerenciar meus eventos no Facebook?
  • Quem pode criar eventos no Facebook?
    • É possível criar eventos pagos no Facebook?
  • Posso participar de todos os tipos de eventos no Facebook?
  • Qual é a diferença entre eventos privados e públicos no Facebook?
  • Qual é a diferença entre eventos virtuais e presenciais no Facebook?

Como criar um evento no Facebook pelo celular

1. Abra o menu principal do Facebook

Abra o aplicativo do Facebook no seu celular e acesse o menu principal da rede social:

  • No iPhone (iOS): toque no botão “Menu”, no canto inferior direito da tela;
  • No Android: toque no ícone de três riscos ou com a sua foto, no canto superior direito.

2. Acesse o menu “Eventos” do Facebook

Na área de opções, toque em “Eventos” para acessar a página dedicada ao tema.

Importante: caso não veja a opção “Eventos”, toque em “Ver mais” para expandir o menu.

3. Toque em “+” para criar um evento

Toque no botão “+”, no canto superior direito da tela, para iniciar a criação de um evento no Facebook.

4. Escolha uma imagem para o evento

No canto superior direito, escolha uma das opções para adicionar uma imagem de capa para a página do evento. É possível escolher um GIF, uma foto dos seus álbuns no perfil do Facebook ou carregar uma imagem salva no seu celular.

5. Dê um nome para o evento

Toque no campo “Nome do evento” para dar um título para o encontro que será realizado.

6. Defina a data e hora do evento

Toque no campo “Data e hora de início” para selecionar o dia e o horário da realização do evento. Você também pode determinar o horário de encerramento do evento.

7. Informe se o evento será presencial ou virtual

Toque no campo “É presencial ou virtual?” para abrir uma janela especial. Então, selecione uma das opções na parte superior da tela:

  • Presencial: informe o local físico onde o evento irá acontecer;
  • Virtual: informe se o evento será uma live no Facebook ou em outra plataforma fora da rede social.

8. Escolha o público do evento do Facebook

Toque em “Quem pode ver?” para definir as pessoas que poderão ver e participar do evento:

  • Privado: apenas convidados diretos podem participar do evento;
  • Público: qualquer usuário do Facebook ou de fora da rede social pode participar;
  • Grupo: somente membros de um grupo do qual você faz parte podem participar.

Em seguida, toque em “Concluir” para voltar à página anterior.

9. Escreva uma descrição para o evento

No campo “Quais são os detalhes?”, crie uma descrição com as principais informações sobre o evento do Facebook.

10. Adicione mais organizadores ao evento

Se desejar, toque em “Adicionar coorganizadores” para convidar amigos ou perfis comerciais para colaborar com a página do evento no Facebook.

11. Crie um bate-papo para os participantes do evento

Selecione “Conversas com os convidados” caso queira criar um bate-papo para os participantes do evento. Em seguida, toque em “Avançar” e siga as instruções para iniciar o chat.

12. Finalize a criação do evento

Por fim, toque em “Criar evento” para publicar a página no Facebook.

Como criar um evento no Facebook pelo PC

1. Acesse a aba “Eventos” do Facebook

Use o navegador do PC para acessar facebook.com e, se necessário, faça login na sua conta na rede social. Em seguida, clique em “Eventos”, no menu no canto esquerdo da tela.

2. Clique em “Criar novo evento”

Clique no botão “Criar novo evento”, no canto esquerdo da tela, para iniciar a criação da página do evento no Facebook.

3. Adicione uma imagem de capa na página do evento

Clique no botão “Adicionar” para enviar uma imagem para ser a capa da página do evento.

4. Dê um título para o evento

Use o campo “Nome do evento” para dar um título para o evento no Facebook

5. Defina a data e horário do evento

Use os campos “Data de início” e “Hora de início” para informar o dia e os horários de início e encerramento do evento.

6. Selecione se o evento será presencial ou virtual

Abra a caixa de seleção “É presencial ou virtual?” para informar o formato do evento:

  • Pessoalmente: marque o endereço físico onde o evento será sediado;
  • Virtual: adicione o link da página do Facebook ou do site onde as pessoas poderão ver o evento.

7. Escolha o público do evento

No campo “Quem pode ver?”, escolha quais pessoas poderão ver e participar da página do evento no Facebook:

  • Privado: apenas convidados;
  • Público: qualquer pessoa do Facebook ou de fora da rede social;
  • Grupo: somente membros de um grupo que você participa.

8. Crie uma descrição para o evento

Use o campo “Quais são os detalhes?” para escrever uma descrição com todas as informações do evento.

9. Convide mais organizadores para o evento

Se desejar, expanda a opção “Adicionar coorganizadores” e digite os nomes das pessoas e perfis comerciais que você deseja incluir como colaboradores do evento.

10. Conclua a criação do evento

Por fim, clique em “Criar evento” após configurar todas as informações do encontro.

Como funcionam os eventos no Facebook?

O Facebook Eventos é um dos recursos do Facebook para divulgar um evento na rede social. Ele permite que usuários e perfis comerciais criem uma página dedicada com detalhes sobre o encontro, permitindo que interessados saibam mais informações e confirmem a presença.

Ao configurar o evento, é possível criar uma descrição e informar a data, horário e local do encontro (presencial ou virtual). Também dá para definir a privacidade da página entre pública, privada ou apenas para membros de um grupo do Facebook.

Os organizadores têm a capacidade de convidar amigos e perfis para participar do evento. Além disso, é possível postar atualizações e informações na página do encontro para manter os participantes engajados.

É possível gerenciar meus eventos no Facebook?

Sim, você pode gerenciar seus próprios eventos na área dedicada no menu “Eventos” no Facebook. A ferramenta permite editar as informações, convidar novos organizadores e participantes, ajustar a privacidade da página e realizar outras ações.

Vale lembrar que também há um espaço na rede social para ver os aniversariantes no Facebook. Neste espaço, é possível visualizar a lista de aniversários de amigos que vão ocorrer nos próximos dias e meses.

O que posso personalizar em um evento no Facebook?

Você pode personalizar diversos elementos ao criar um evento no Facebook. Veja o que é possível ajustar:

  • Foto de capa: escolha uma foto que ilustra a temática do evento. É importante que o arquivo siga o tamanho para a foto de capa de um evento no Facebook;
  • Nome do evento: crie um título claro e direto que ajude a identificar facilmente o evento;
  • Descrição: detalhe todas as informações relevantes sobre o evento, como objetivo, atrações, palestrantes e outros convidados;
  • Organizadores: adicione amigos e perfis comerciais do Facebook que vão ajudar a gerenciar a divulgação do evento;
  • Data e horário: especifique a data e os horários de início e término do evento;
  • Formato do evento: defina se o evento será presencial (em um local físico) ou online (com link para transmissão);
  • Localização (para eventos presenciais): informe o endereço completo do local onde o evento acontecerá;
  • Link do evento online (para encontros online): adicione o link de onde o evento será transmitido ou realizado virtualmente;
  • Privacidade: escolha se o evento será “Privado”, “Público” ou destinado apenas para membros de um grupo do Facebook.

Quem pode criar eventos no Facebook?

Qualquer usuário com perfil pessoal ou comercial pode criar um evento no Facebook.

É possível criar eventos pagos no Facebook?

Não, o Facebook encerrou a ferramenta para criar eventos pagos em 2023. Entretanto, é possível promover eventos pagos com vendas de ingressos fora da rede social.

Posso participar de todos os tipos de eventos no Facebook?

Não, a participação dos eventos do Facebook varia conforme a privacidade definida pelos organizadores. Eventos públicos são acessíveis para todos os usuários, enquanto eventos de grupos são restritos para membros de uma comunidade na rede social.

Já os eventos configurados como privados exigem um convite direto enviado pelos organizadores do encontro. Sem ele, não é possível participar ou visualizar detalhes sobre a página do encontro.

Qual é a diferença entre eventos privados e públicos no Facebook?

Os eventos privados do Facebook são restritos apenas aos convidados diretos dos organizadores. Não é possível encontrá-los como sugestão na área de eventos ou nas pesquisas feitas na plataforma.

Já os eventos públicos do Facebook são abertos para qualquer pessoa, incluindo usuários da rede social e pessoas de fora da plataforma. Com isso, as páginas podem ser encontradas nas sugestões de eventos e nas pesquisas na rede social ou em buscadores (Google ou Bing).

Qual é a diferença entre eventos virtuais e presenciais no Facebook?

Os eventos virtuais do Facebook são encontros que ocorrem totalmente no formato online, com participação remota dos convidados. Eles podem ser transmissões ao vivo diretamente na rede social ou por meio de links para reuniões e conteúdo fora da plataforma.

Por outro lado, os eventos presenciais do Facebook são realizados em um espaço físico. Isso inclui shows, palestras, feiras, apresentações culturais e outros tipos de encontros em um endereço físico.

Como criar um evento no Facebook? Veja como funciona a ferramenta na rede social

Adicionar aos favoritos o Link permanente.