Busca do Google cai pela primeira vez em uma década

O Google voltou a perder tráfego no seu serviço de busca, ficando abaixo de 90% pela primeira vez em dez anos. Segundo dados do StatCounter, o buscador da big tech atingiu 89,71% de fatia de mercado — somando todas as plataformas do serviço. No desktop, o tráfego do Google baixou de 80%, chegando a 79,14%.

Como destaca o site Tuta, uma queda de 1% parece pouca coisa para o Google. No entanto, com a estimativa de 5,5 bilhões de usuários da internet, o valor representa 55 milhões de pessoas que usam buscadores alternativos. Ao chegar a 89,71% de fatia de mercado, temos que uma em cada dez pessoas está em um concorrente do serviço de buscas do Google.

O que fez o Google perder tráfego no buscador?

Ainda não há uma análise sobre o que fez o Google perder usuários do buscador. Porém, podemos especular alguns fatores, entre eles está a popularização dos chatbots com IA generativa e o interesse em serviços que valorizam a privacidade do usuário.

Este segundo ponto tem como indício o fato de que buscadores do tipo estão ganhando cada vez mais tráfego (inclusive este que vos escreve passou a usar um desses serviços). Outros fatores que fortaleceram o crescimento de buscadores alternativos foi a Lei dos Mercados Digitais (DMA em inglês) na União Europeia (UE).

A legislação forçou algumas grandes empresas a perguntar ao usuário qual navegador e buscador ele deseja usar em seus dispositivos. Isso também contribuiu para o crescimento de navegadores alternativos na UE. Aliás, o continente é o que mais está abandonando o Google: a fatia de mercado foi de 87,08% para 77,78% nos últimos três anos.

A popularização das IAs também afetou o Google. O ChatGPT e o Copilot fornecem respostas (muitas vezes com credibilidade questionável) mais diretas ao usuário, pulando a “perda de tempo” de clicar em links para ter o resultado. O Gemini ainda apanha para superar o rival da OpenAI.

No Reddit, alguns usuários reclamam também da qualidade dos resultados do Google. Uma das críticas é a que poucos links da primeira página são realmente úteis, com o resto sendo sites de IA usando SEO para lucrar com o Ads.

Pelo menos no mobile o Google não precisa temer. O buscador segue com 94% de fatia de mercado nesse formato. A DMA não exige que navegadores alternativos como Safari, Opera e Samsung Internet perguntem aos usuários qual buscador eles querem tornar padrão. Assim, o Google segue dominando esse setor.

Com informações de PC Gamer e Tuta

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