Trump suaviza impacto das tarifas sobre setor automotivo dos EUA


Presidente republicano concordou em conceder às montadoras créditos equivalentes a até 15% do valor dos veículos montados no país. Esses créditos poderão ser usados para compensar o custo das peças importadas. Trump embarca para Michigan para participar de comício em celebração de seus 100 dias no cargo.
Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (29) uma ordem para reduzir o impacto de suas tarifas sobre o setor automotivo, oferecendo um conjunto de créditos e isenções de outras taxas sobre materiais.
Ao mesmo tempo, sua equipe comercial anunciou o primeiro acordo com um parceiro estrangeiro — medidas que ajudaram a aliviar as preocupações dos investidores em relação às políticas comerciais imprevisíveis de Trump.
A mudança foi anunciada no mesmo dia em que Trump viajou para Michigan, berço da indústria automotiva dos EUA, e poucos dias antes da entrada em vigor de uma nova rodada de tarifas de 25% sobre peças automotivas importadas.
A visita, feita na véspera de seu centésimo dia de mandato, ocorre em meio a uma crescente insatisfação dos americanos com sua gestão econômica, diante de sinais de que as tarifas podem prejudicar o crescimento e elevar a inflação e o desemprego.
Em mais uma reversão parcial de suas políticas tarifárias, o presidente republicano concordou em conceder às montadoras créditos equivalentes a até 15% do valor dos veículos montados nos EUA. Esses créditos poderão ser usados para compensar o custo das peças importadas, dando tempo para que as cadeias de suprimento sejam reestruturadas internamente.
Em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.