Novas regras do Empréstimo Consignado CLT entraram em vigor; entenda mudanças

Entraram em vigor as novas regras do Empréstimo Consignado CLT, permitindo que trabalhadores contratem o empréstimo direto nos aplicativos dos bancos.

Antes, o processo era feito exclusivamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Agora, mais de 30 bancos estão integrados ao novo sistema.

Continue lendo para entender como contratar, quem pode acessar e como as mudanças devem impulsionar o Consignado no setor privado.

Como funciona a nova contratação do Empréstimo Consignado CLT?

Agora, os trabalhadores podem contratar o Empréstimo Consignado CLT diretamente pelos aplicativos dos bancos ou instituições financeiras autorizadas.

O processo é digital, com simulação, envio de proposta e assinatura do contrato pelo celular, trazendo mais agilidade e praticidade.

As informações trabalhistas são cruzadas pelo eSocial, garantindo segurança e confiabilidade na análise do crédito oferecido.

Quem pode contratar o Empréstimo Consignado CLT?

O crédito consignado está disponível para trabalhadores com carteira assinada do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), incluindo empregados domésticos, rurais e funcionários de Microempreendedores Individuais (MEI).

É necessário ter contrato de trabalho ativo e margem consignável disponível. As parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.

A nova fase busca ampliar o acesso ao crédito a um número maior de trabalhadores do setor privado, com condições mais acessíveis.

Saiba mais: Quem pode contratar o Consignado privado?

Quer receber as notícias financeiras no seu celular? Entre para o canal do WhatsApp da meutudo e receba todas as novidades gratuitamente!

O que muda com as novas regras do Empréstimo Consignado CLT?

A principal mudança é a possibilidade de contratação direta pelos canais digitais dos bancos e instituições financeiras, sem depender do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Isso amplia a concorrência entre as instituições, aumentando as chances de conseguir melhores taxas de juros para o trabalhador CLT.

A contratação do Empréstimo Consignado CLT ainda pode acontecer pela CTPS Digital, no formato de leilão, onde o trabalhador preenche suas informações e as instituições financeiras interessadas enviam suas propostas.

Depois de simular, comparar e escolher a melhor proposta, o trabalhador é redirecionado para finalizar a contratação no ambiente virtual da instituição financeira escolhida.

Nesse processo, o trabalhador receberá propostas de diversas instituições, o que exige mais atenção antes de fechar o contrato.

Entenda: Como funciona o Leilão do Consignado privado?

Agora, a contratação do Consignado também pode ser feita diretamente pelo aplicativo da instituição financeira desejada. Basta baixar o aplicativo, criar sua conta e solicitar o empréstimo.

A novidade trouxe maior autonomia e flexibilidade para os trabalhadores brasileiros que agora podem realizar o processo da melhor forma.

Perspectivas para o crescimento do Empréstimo Consignado CLT

Com a ampliação da oferta e o acesso facilitado, a expectativa é que o volume de crédito Consignado privado ultrapasse R$ 120 bilhões em 2025.

Segundo a FEBRABAN, 26% dos consumidores que usam crédito pessoal sem garantia podem migrar para o consignado, com juros mais baixos.

Continue lendo: Como contratar o Consignado privado em 7 passos

A nova fase também favorece a inclusão financeira de milhares de trabalhadores que antes não tinham acesso a condições melhores de crédito.

Quer receber todas as atualizações sobre crédito Consignado, FGTS e finanças pessoais? Cadastre-se gratuitamente aqui para receber no e-mail!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.