UE quer sediar Olimpíadas em 2036, mas Londres é impasse

O Comissário Europeu do Esporte da União Europeia, Glenn Micallef, defendeu nesta 2ª feira (28.abr.2025) o retorno dos Jogos Olímpicos para território da União Europeia na 1ª oportunidade possível. Um obstáculo para isso é o interesse do prefeito de Londres, Sadiq Khan, em sediar o evento em 2040.

Um ano após Paris ter recebido as Olimpíadas de Verão, Micallef disse ao jornal digital Politico que o bloco pretende receber o evento novamente. O COI (Comitê Olímpico Internacional) determina o rodízio de continentes para sediar os jogos, o que impossibilitaria a campanha da UE ou do Reino Unido. Milão, na Itália, já sediará os Jogos de Inverno em 2026.

“Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 provaram que tal espetáculo pode ser economicamente viável e promover valores compartilhados e sustentabilidade”, afirmou o comissário.

Antes das Olimpíadas de Paris, os últimos Jogos Olímpicos na Europa foram em Londres, em 2012 –quando o país ainda integrava a União Europeia. A próxima oportunidade para o bloco sediar novamente os Jogos de Verão seria em 2036, já que as próximas edições estão definidas: Los Angeles (EUA) em 2028 e Brisbane (Austrália) em 2032.

A cidade-sede para 2036 ainda não foi determinada pelo COI. Cidades de fora da União Europeia, como Istambul, na Turquia, Santiago, no Chile e Nusantara –futura capital da Indonésia em construção– já manifestaram interesse em sediar o evento.

Ainda nesta 2ª feira (28.abr), o prefeito de Londres disse que prepara a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2040, como parte de uma estratégia para estabelecer a capital britânica como principal centro esportivo mundial. A capital britânica reaproveitaria grande parte da estrutura de 2012 para realizar os jogos “mais sustentáveis” da história.

O futuro chanceler alemão, Friedrich Merz (CDU, centro-direita), também se comprometeu a apoiar uma candidatura para trazer os Jogos Olímpicos de volta à Alemanha. O país sediou os Jogos Olímpicos de Verão em 1936 (Berlim) e 1972 (Munique).

A presidente da comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, defendeu no ano passado que a capital espanhola sediasse os Jogos. Ela afirmou que a região estava trabalhando em uma candidatura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.