Prefeito de Londres planeja candidatura para Olimpíadas de 2040

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, prepara a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2040, como parte de uma estratégia para estabelecer a capital britânica como principal centro esportivo mundial. A informação foi publicada pelo jornal britânico The Times nesta 2ª feira (28.abr.2025).

Khan apresenta hoje um relatório que detalha o impacto econômico de eventos esportivos na cidade. O documento revela que 6 grandes competições realizadas em Londres no ano passado, incluindo a final da Liga dos Campeões em Wembley e uma etapa da Diamond League, geraram 230 milhões de libras (R$ 1,74 bilhão) e atraíram cerca de 500 mil espectadores.

“Sou alguém que ama esporte e vejo seus benefícios. Por isso, encomendei um relatório para calcular o impacto econômico dessas competições”, disse Khan em entrevista ao The Times.

O prefeito anunciou no domingo (27.abr.2025) uma parceria com a UK Sport e a Athletic Ventures (joint venture formada por UK Athletics, Great Run Company e London Marathon Events) para buscar a realização do Campeonato Mundial de Atletismo de 2029.

Londres enviará uma expressão formal de interesse à World Athletics em setembro, condicionada à obtenção de 45 milhões de libras (R$ 350,5 milhões) em apoio governamental.

“Minha ambição sempre foi transformar Londres na capital esportiva do mundo e consolidar essa posição. Trazemos boxe, NFL, Major League Baseball, e estamos em negociações com a NBA. Isso é fundamental porque quantifica o dividendo econômico que recebemos”, afirmou o prefeito.

De acordo com o Relatório de Impacto de Grandes Eventos Esportivos de 2024, elaborado pela consultoria Think Beyond, eventos esportivos americanos realizados na cidade desde 2007 geraram “gastos estimados de espectadores superiores a 600 milhões de libras”. Mais de três milhões de fãs assistiram aos jogos da NFL em Londres desde o início das partidas na cidade em 2007.

A capital britânica sediará a final da Copa do Mundo de Rugby Feminino em Twickenham ainda este ano. Além disso, Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales serão co-anfitriões da Euro 2028 de futebol e disputam o direito de sediar a Copa do Mundo Feminina de 2035.

Se a candidatura olímpica for bem-sucedida, Londres se tornará a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos de verão quatro vezes, após as edições de 1908, 1948 e 2012. “Quero ver Londres como a primeira cidade a receber os Jogos 4 vezes”, declarou Khan.

O prefeito destacou ainda que o Campeonato Mundial de Atletismo em 2029 seria estratégico para a candidatura olímpica: “Isso geraria energia, entusiasmo e investimento em atletismo, o que nos permitiria revelar os futuros Mo Farahs e as próximas Paula Radcliffes”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.