Onça que matou caseiro no Pantanal estava 26 kg abaixo do peso

A onça-pintada macho capturada depois de matar o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, foi encontrada com 94 kg, apresentando um deficit de 26 kg em relação ao peso ideal para a espécie. O animal foi capturado na 4ª feira (24.abr.2025) na região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, após o ataque fatal.

Exames preliminares realizados no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) mostraram que o felino sofria de desidratação e apresentava problemas hepáticos e renais. Especialistas investigam se a condição debilitada do animal pode ter influenciado seu comportamento agressivo.

A região do Pantanal, onde ocorreu o ataque, é conhecida por abrigar uma das maiores concentrações de onças-pintadas do continente norte-americano. Dados do projeto “Documenta Pantanal” de 2022 indicam a presença de aproximadamente 10 onças a cada 100 km quadrados nessa área.

Uma das hipóteses para a desnutrição do animal é a escassez de presas naturais na região, o que poderia ter forçado o felino a buscar fontes alternativas de alimento. Estudos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) mostram que em áreas com degradação ambiental, onças podem precisar de territórios até 30% maiores para conseguir sobreviver devido à redução de recursos disponíveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.