Chery Tiggo 9L estreia como SUV híbrido de quatro motores, com tecnologia de ponta e dimensões gigantes

O Salão do Automóvel de Xangai 2025 foi o palco da apresentação do novo Chery Tiggo 9L, um SUV de sete lugares que expande a linha da fabricante chinesa para um patamar superior. Apesar do nome semelhante ao Tiggo 9, o Tiggo 9L representa um conceito diferente, apostando em características mais robustas, motorização híbrida avançada e maior foco em tecnologia embarcada.

Pontos Principais:

  • Chery Tiggo 9L apresentado com visual robusto e dimensões superiores.
  • Interior traz três telas digitais e acabamento de padrão elevado.
  • Motorização híbrida combina motor turbo com três elétricos.
  • Falcon 700 oferece assistência à condução com inteligência artificial.

O modelo chama atenção pelas proporções avantajadas e pelo projeto voltado para o uso versátil. A proposta do Tiggo 9L é se posicionar acima dos SUVs tradicionais da Chery, com uma abordagem focada em oferecer mais espaço interno, tecnologia de assistência à condução e um conjunto motriz que combina um motor a combustão com três motores elétricos.

A apresentação do modelo também reforça a estratégia da Chery de ampliar sua atuação no mercado internacional. A montadora introduziu o Tiggo 9L como parte de seu portfólio de inovação, mostrando sua capacidade de integrar tecnologias como inteligência artificial e sistemas de assistência de última geração.

Design e dimensões

O novo Chery Tiggo 9L foi apresentado no Salão de Xangai 2025 com proposta de SUV robusto, equipado com motorização híbrida de quatro motores e visual inspirado em jipes tradicionais.
O novo Chery Tiggo 9L foi apresentado no Salão de Xangai 2025 com proposta de SUV robusto, equipado com motorização híbrida de quatro motores e visual inspirado em jipes tradicionais.

O Chery Tiggo 9L foi desenvolvido com linhas mais retas e robustas, seguindo a proposta de um SUV de apelo aventureiro. Diferente do Tiggo 9 tradicional, o novo modelo aposta em formas quadradas e volumosas, reforçadas por elementos como para-lamas largos, estribos laterais destacados e rack de teto pronunciado.

As dimensões do veículo destacam sua proposta de grande porte. O Tiggo 9L mede 5,05 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,70 metro de altura e tem um entre-eixos de 2,95 metros. Isso o torna 29 centímetros mais longo que o Jeep Commander, além de oferecer 20 centímetros extras de entre-eixos, o que impacta diretamente no espaço interno.

Na dianteira e traseira, os faróis e lanternas em LED foram desenhados em formato de letra H, um símbolo adotado pela Chery para representar as palavras “Hero” (Herói) e “Home” (Casa). O logotipo da marca aparece de forma destacada, iluminado na dianteira e fixado entre as lanternas traseiras.

Interior e tecnologia

Entre os destaques do interior, o Tiggo 9L traz três telas digitais, acabamento premium e o sistema Falcon 700 de assistência à condução, integrado a sensores Lidar e inteligência artificial.
Entre os destaques do interior, o Tiggo 9L traz três telas digitais, acabamento premium e o sistema Falcon 700 de assistência à condução, integrado a sensores Lidar e inteligência artificial.

O interior do Chery Tiggo 9L segue o padrão atual da indústria chinesa, com forte presença de tecnologia e acabamento mais refinado. O painel é dominado por três grandes telas digitais: uma para o painel de instrumentos, outra para o sistema multimídia central e uma terceira voltada para o passageiro dianteiro.

O sistema de assistência à condução Falcon 700 equipa o modelo. Trata-se de um pacote avançado que inclui sensores de teto com Lidar, câmeras nos para-lamas e uma série de assistentes de segurança baseados em inteligência artificial. Entre os recursos, estão o estacionamento automático com memória e suporte aprimorado para condução assistida.

A cabine ainda incorpora detalhes pensados para uso fora de estrada, como alças de apoio posicionadas no painel para o motorista e o passageiro. A proposta do Tiggo 9L é mesclar robustez e tecnologia, atendendo tanto às exigências urbanas quanto às aventuras em terrenos irregulares.

Motorização e sistema híbrido

O conjunto híbrido Kunpeng Super Performance Hybrid CDM-S combina motor a gasolina e três elétricos, focando em desempenho, eficiência e capacidade off-road para diferentes cenários.
O conjunto híbrido Kunpeng Super Performance Hybrid CDM-S combina motor a gasolina e três elétricos, focando em desempenho, eficiência e capacidade off-road para diferentes cenários.

O Tiggo 9L adota um conjunto motriz híbrido, denominado Kunpeng Super Performance Hybrid CDM-S pela Chery. Esse sistema combina um motor 2.0 turbo a gasolina, que entrega até 272 cavalos de potência, com três motores elétricos, cujas especificações individuais ainda não foram detalhadas.

O sistema híbrido Kunpeng é dividido em três configurações diferentes, dependendo do foco do veículo: eficiência energética (CDM/CEM), alta performance (CDM-S/CEM-S) e capacidade off-road (CDM-O/CEM-O). No Tiggo 9L, a escolha recai sobre a configuração de alta performance.

O conjunto propulsor permite que o veículo atenda a diferentes situações de uso, alternando entre modos voltados para desempenho, economia de combustível e condução em terrenos difíceis. Recursos como amortecedores com controle de amortecimento variável (CDC) e a função de giro sobre o próprio eixo (“tank turn”) também fazem parte do pacote.

Mercado e posicionamento

Com dimensões superiores a modelos como o Jeep Commander, o Tiggo 9L mede 5,05 metros e aposta em entre-eixos de 2,95 metros para oferecer mais espaço e conforto aos ocupantes.
Com dimensões superiores a modelos como o Jeep Commander, o Tiggo 9L mede 5,05 metros e aposta em entre-eixos de 2,95 metros para oferecer mais espaço e conforto aos ocupantes.

Apesar de ter sido apresentado oficialmente na China, ainda não há informações confirmadas sobre a data de chegada do Tiggo 9L a outros mercados, incluindo o Brasil. A Caoa Chery já demonstrou interesse em ampliar a linha Tiggo no país, mas não revelou planos específicos para o modelo.

O posicionamento do Tiggo 9L é superior ao do Tiggo 9 convencional, que já teve registro no INPI brasileiro e poderá ser fabricado localmente em breve. Enquanto o Tiggo 9 aposta em um visual mais urbano, o Tiggo 9L busca atender consumidores que priorizam espaço interno, capacidade off-road e tecnologia embarcada.

Com um projeto que combina propulsão híbrida, recursos tecnológicos avançados e dimensões acima da média, o Tiggo 9L se coloca como uma opção para competir com modelos de grande porte, ainda que os preços e as versões internacionais não tenham sido oficializados.

  • Chery Tiggo 9L tem design quadrado e robusto
  • Modelo adota sistema híbrido com quatro motores
  • Dimensões superam as do Jeep Commander
  • Interior traz três grandes telas e inteligência artificial
  • Assistência à condução Falcon 700 é destaque no SUV
  • Faróis e lanternas com iluminação em formato de H
  • Projeto visa atuação em mercados internacionais
  • Possibilidade de uso off-road com amortecimento variável
  • Conjunto híbrido Kunpeng foca em performance e eficiência
  • Data de lançamento fora da China ainda não foi definida

Fonte: Carnewschina, Terra e Mobiauto.

O post Chery Tiggo 9L estreia como SUV híbrido de quatro motores, com tecnologia de ponta e dimensões gigantes apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.