Campanha ‘Bem Comer para Bem Aprender’ valoriza cultura alimentar regional em escolas municipais


A iniciativa vai subsidiar projetos e ações das escolas ajudando a fomentar a agricultura familiar estimulando a escoação dos produtos in natura para a alimentação escolar. Campanha vai estimular fortalecimento da cultura alimentar regional no cardápio da alimentação escolar
Tracy Costa / Ascom Semed
Lançada na sexta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em evento no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Vereador José Simão dos Reis, no bairro Maicá, a Campanha Municipal de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) “Bem Comer para Bem Aprender” vai subsidiar as escolas municipais na elaboração e efetivação dos seus projetos e ações para uma alimentação escolar mais saudável e nutritiva.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O objetivo da campanha é promover a valorização e o fortalecimento da cultura alimentar regional nas regiões de rios, planalto, várzea, áreas quilombolas e indígenas, com o fomento da agricultura familiar estimulando a escoação dos produtos in natura para a alimentação escolar.
A campanha municipal é um desdobramento da campanha nacional “Comer é aprender”, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que visa fortalecer a EAN no ambiente escolar, promovendo debates sobre a importância da alimentação saudável e sua conexão com o currículo pedagógico.
Vanda Maia, coordenadora do NAE/Semed, falou sobre a importância de uma alimentação escolar saudável
Tracy Costa / Ascom Semed
Presente no lançamento da campanha, a secretária municipal de Educação, professora Maria José Maia, disse que o município avançou com a política pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede municipal de ensino. E que os esforços em ofertar alimentação adequada e saudável para os alunos tem sido um compromisso constante, que vai além da garantia do direito humano à alimentação.
“A campanha ‘Bem Comer para Bem Aprender’ vem intensificar as ações na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, valorizando as especificidades culturais nos territórios tradicionais indígenas e quilombos, a vida saudável e o bem viver no ambiente comum, com o fomento das hortas pedagógicas e o fortalecimento da agricultura familiar na alimentação das nossas crianças. Faço um pedido especial do comprometimento de todos da rede de ensino com os objetivos da campanha”, destacou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.