Renault Oroch Intense 2025 combina versatilidade e robustez para diferentes usos urbanos e rurais

A nova geração da Renault Oroch desembarca no mercado brasileiro em 2025 buscando atender a um público que exige versatilidade no transporte e funcionalidade no uso diário. Com modificações na estrutura, melhorias mecânicas e um posicionamento voltado para a combinação entre utilitário e veículo de passeio, a picape compacta enfrenta desafios e oportunidades diante da concorrência estabelecida.

Preços e versões

  • Renault Oroch Pro 2025 – Preço Aproximado: R$ 124 mil
  • Renault Oroch Intense 2025 – Preço Aproximado: R$ 132 mil
  • Renault Oroch Iconic 2025 – Preço Aproximado: R$ 138 mil

A proposta da Oroch mantém o foco na funcionalidade, sem abrir mão do conforto básico necessário para trajetos urbanos e rodoviários. Em sua linha 2025, a marca implementa ajustes que pretendem reforçar a robustez do projeto, visando consumidores que necessitam de capacidade de carga e, ao mesmo tempo, de dirigibilidade próxima à de SUVs.

Mesmo com mudanças discretas no visual, o modelo aposta mais na estrutura técnica para tentar conquistar novos compradores. O cenário competitivo, com rivais como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana, exige da Oroch diferenciais claros, especialmente no que diz respeito à mecânica, ao espaço e à configuração de suspensão.

Proposta de uso e características gerais

A Renault Oroch 2025 apresenta uma abordagem que combina aspectos de picape e SUV, buscando atender múltiplas necessidades de transporte em ambientes urbanos e rurais. O modelo traz 21 centímetros de vão livre em relação ao solo, um ponto que favorece a condução em terrenos acidentados e superfícies irregulares.

A carroceria da Oroch permite enfrentar rotinas de trabalho pesado sem abrir mão da mobilidade em centros urbanos. Os ângulos de entrada e saída foram ajustados para evitar danos em rampas, lombadas e terrenos acidentados, expandindo o alcance do veículo em diferentes condições de uso.

O projeto da Oroch, ao adotar características compartilhadas entre utilitários e veículos de passeio, tenta atrair um público mais amplo. A proposta é entregar um veículo que, além de servir no trabalho, também possa ser utilizado em viagens, atividades recreativas e uso familiar.

Motorização e desempenho

A Renault apresenta a Oroch Intense 2025, apostando em conforto de SUV e capacidade de picape para atender quem busca versatilidade no trabalho e na vida urbana.
A Renault apresenta a Oroch Intense 2025, apostando em conforto de SUV e capacidade de picape para atender quem busca versatilidade no trabalho e na vida urbana.

A gama da Renault Oroch 2025 disponibiliza duas opções de motorização para o público brasileiro. As versões Zen e Intense são equipadas com motor 1.6 aspirado, que entrega 120 cavalos de potência. Essa configuração oferece simplicidade mecânica e baixo custo de manutenção, mas apresenta limitações em retomadas de velocidade e ultrapassagens.

Para quem busca mais desempenho, a marca reserva o motor 1.3 turbo para a versão Outsider. Com 170 cavalos de potência, esta configuração permite aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, superando as marcas de modelos concorrentes dentro do mesmo segmento.

O conjunto motriz da Oroch foi pensado para atender perfis distintos. Enquanto o motor aspirado prioriza a confiabilidade e o baixo custo operacional, o motor turbo proporciona maior agilidade e capacidade de resposta, expandindo as possibilidades de uso da picape para diferentes finalidades.

Conforto estrutural e suspensão

A nova Oroch 2025 oferece suspensão traseira independente e amplo espaço de carga, focando em uma condução mais estável e funcional para quem enfrenta terrenos variados.
A nova Oroch 2025 oferece suspensão traseira independente e amplo espaço de carga, focando em uma condução mais estável e funcional para quem enfrenta terrenos variados.

Um dos destaques técnicos da Oroch é a suspensão traseira independente. Essa solução, ainda pouco comum em picapes compactas, proporciona maior absorção de irregularidades do solo, melhorando o comportamento do veículo em ruas e estradas de má qualidade.

A suspensão traseira multilink permite que a carroceria mantenha estabilidade e conforto mesmo em pisos desnivelados, reduzindo o impacto sobre os ocupantes. Essa característica se diferencia do sistema tradicional de eixo rígido presente em outras picapes da categoria.

A dirigibilidade da Oroch é complementada por sua altura elevada em relação ao solo e pela estrutura reforçada do chassi, que juntos permitem o trânsito em áreas de difícil acesso, respeitando os limites impostos pela configuração de tração e motorização.

Capacidade de carga e funcionalidades

A Oroch 2025 leva até 650 kg na caçamba e acomoda 683 litros de volume, unindo espaço para o trabalho pesado e praticidade para quem usa no dia a dia.
A Oroch 2025 leva até 650 kg na caçamba e acomoda 683 litros de volume, unindo espaço para o trabalho pesado e praticidade para quem usa no dia a dia.

O compartimento de carga da Renault Oroch 2025 possui capacidade para transportar até 650 kg de carga útil. A caçamba oferece 683 litros de volume, atendendo necessidades que vão do transporte de equipamentos de trabalho a itens de lazer ou mudanças.

Na versão Outsider, a Oroch inclui de série itens voltados para o uso intensivo da caçamba, como capota marítima e protetor de caçamba. Esses acessórios buscam preservar o espaço de carga e ampliar a durabilidade da estrutura em situações de transporte frequente.

  • Capacidade de carga útil de 650 kg
  • Caçamba com volume de 683 litros
  • Capota marítima e protetor de caçamba na versão Outsider

A funcionalidade da caçamba amplia o apelo da Oroch entre consumidores que necessitam de veículos para atividades diversas, sem recorrer a picapes médias de maior custo de manutenção e operação.

Itens de segurança e tecnologias embarcadas

A Oroch 2025 oferece apenas dois airbags como itens de segurança passiva, um número abaixo dos padrões atuais para o segmento. A ausência de sistemas avançados de assistência à condução, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo, posiciona o modelo em desvantagem frente a concorrentes mais recentes.

A estrutura da carroceria foi projetada para atender padrões básicos de resistência a colisões, mas testes independentes apontam que o desempenho em impactos laterais e frontais ainda é inferior em comparação com rivais como Fiat Toro e Chevrolet Montana.

  • Dois airbags de série
  • Ausência de frenagem automática de emergência
  • Ausência de controle de cruzeiro adaptativo

O pacote de segurança e tecnologia da Oroch reforça seu posicionamento como veículo focado em custo-benefício e funcionalidade, deixando de lado recursos de assistência mais sofisticados.

Ergonomia e experiência de condução

O interior da Oroch 2025 é funcional, mas simples. Sem ajuste de profundidade no volante e direção mais pesada, privilegia a praticidade para o uso diário.
O interior da Oroch 2025 é funcional, mas simples. Sem ajuste de profundidade no volante e direção mais pesada, privilegia a praticidade para o uso diário.

No interior, a Renault Oroch apresenta uma cabine funcional, porém limitada em ergonomia. O volante não possui ajuste de profundidade, dificultando a adequação da posição de direção para motoristas de diferentes estaturas.

A direção eletro-hidráulica, embora robusta, é mais pesada que os sistemas de assistência elétrica disponíveis no mercado. Essa característica pode gerar maior esforço em manobras e reduzir o conforto em viagens longas ou na condução urbana intensa.

A disposição dos comandos no painel e a altura dos bancos buscam privilegiar a visão do condutor, favorecendo a dirigibilidade em trajetos urbanos e rodoviários, ainda que sem oferecer refinamentos encontrados em veículos de categorias superiores.

Fonte: Renault.

O post Renault Oroch Intense 2025 combina versatilidade e robustez para diferentes usos urbanos e rurais apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.