Brasil bate recorde de empreendedorismo nos últimos 4 anos

A taxa de empreendedorismo no Brasil atingiu seu maior nível desde 2020 ao saltar de 31,6% para 33,4% em 2024, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), elaborado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe). Ao todo, 47 milhões de brasileiros estão envolvidos com um negócio próprio, formal ou informal. Com isso, o país subiu duas posições no ranking mundial de empreendedores estabelecidos e ultrapassou economias como Reino Unido, Itália e até Estados Unidos.

Para o multiempresário Reginaldo Boeira, que há mais de quatro décadas empreende no Brasil e hoje é dono de 12 empresas, o crescimento do empreendedorismo no país reflete, na verdade, uma dura realidade. “Eu acredito no empreendedorismo como uma ferramenta para mudar a realidade das pessoas, mas no Brasil, não é só pela vontade de inovar ou criar algo novo. Muitas pessoas estão empreendendo porque perderam seus empregos ou não encontram oportunidades formais no mercado. É uma resposta à necessidade. Só no Brasil, são mais de 7,5 milhões de pessoas desocupadas, segundo o IBGE. O empreendedorismo, nesse cenário, se torna uma saída para sobreviver e buscar uma renda”, afirma.

Reginaldo Boeira aponta que um dos caminhos mais seguros para quem deseja abrir um negócio é o sistema de franquias. Isso porque, de acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade de empresas comuns chega a 60% nos primeiros cinco anos de vida. No caso das franquias, esse índice não chega a 10% no mesmo período. 

“A franquia já nasce com um modelo testado e validado. O franqueado conta com suporte, treinamento e estratégias prontas, o que reduz os erros e aumenta as chances de sucesso. É um atalho inteligente para quem está começando”, pontua Boeira, presidente da KNN Group, holding que administra suas empresas, entre elas a KNN, uma das cinco maiores redes de franquias de idiomas do Brasil, presente em todos os estados brasileiros e com metodologia própria desenvolvida especialmente para falantes de português. 

Reginaldo Boeira, fundador da KNN (Foto: Divulgação)

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

O post Brasil bate recorde de empreendedorismo nos últimos 4 anos apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.