Veja como preencher o formulário do Cadastro Único de casa!

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou recentemente uma atualização significativa no aplicativo do Cadastro Único. A partir de agora, gestores municipais podem enviar entrevistas realizadas em áreas sem acesso à internet, ampliando o alcance do serviço. Essa mudança visa melhorar o atendimento em regiões remotas e otimizar a atualização cadastral das famílias brasileiras.

O novo sistema introduz o Formulário Offline, disponível para dispositivos móveis, que substitui o antigo modelo em papel. Essa inovação tecnológica promete agilizar e tornar mais eficiente a inclusão e atualização de dados, especialmente em ações de busca ativa em comunidades isoladas ou de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE).

Como funciona o formulário offline do Cadastro Único?

A operação do formulário offline é dividida em três etapas principais. Primeiramente, a entrevista offline é realizada sem a necessidade de conexão com a internet. Neste estágio, os dados coletados ainda não estão disponíveis para o Governo Federal. Em seguida, ocorre a transmissão, que é feita quando o operador tem acesso à internet. O operador deve fazer login no GOV.BR e transmitir os dados através do Portal de Gestão do Cadastro Único, desde que possua o perfil adequado no sistema GERID.

Por fim, a importação dos dados é realizada após a verificação de CPF, checagem de duplicidade de registros e integração com outras bases federais. Somente após essas etapas, os dados são incorporados à base nacional. Este processo foi cuidadosamente testado para garantir a segurança e integridade das informações.

Quais são as alterações no cronograma de atualização?

Com a implementação do novo sistema do Cadastro Único em março de 2025, houve a necessidade de ajustar o calendário de liberação das bases mensais. Em abril, devido a ajustes no sistema, a base referente ao mês não será disponibilizada, sendo recomendada a utilização da base de março de 2025. A previsão é que, em 23 de maio de 2025, a extração volte ao cronograma habitual, com acesso restrito a usuários com perfil de gestor de organização no GERID.

App Providencia Social – Créditos: depositphotos.com / rafapress

Como o governo está lidando com problemas de documentação?

Para resolver inconsistências documentais, como duplicidade de RGs ou CTPS, o MDS adotou duas medidas principais. Primeiramente, uma rotina quinzenal de tratamento de documentos em duplicidade será implementada para remover registros conflitantes. Além disso, a ferramenta “Conteste Aqui” permitirá que gestores contestem documentos incorretamente integrados ao sistema.

Essas ações foram realizadas durante o período de indisponibilidade do sistema em abril, com o portal retomando suas operações normais em 22 de abril de 2025.

Quais são as novidades do novo portal do CadÚnico?

O Governo Federal lançou o novo Portal Analítico do CadÚnico, que oferece acesso detalhado aos dados das famílias em situação de vulnerabilidade. A plataforma, acessível com CPF via conta Gov.br, foi desenvolvida em parceria com entes federativos e está integrada ao novo sistema do Cadastro Único. Com painéis interativos e filtros personalizáveis, o portal organiza informações por família e por pessoa, apresentando dados como composição familiar, renda, faixa etária, raça/cor, e eventuais inconsistências cadastrais.

As atualizações ocorrem diariamente, oferecendo um retrato em tempo real da realidade social de cada território. Essa ferramenta é exclusiva para gestores estaduais e municipais, facilitando a análise e gestão das informações sociais.

O post Veja como preencher o formulário do Cadastro Único de casa! apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.