Concurso Nacional Unificado terá nova edição com 3 mil vagas

O Governo Federal confirmou a nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) com 3 mil vagas previstas ainda para 2025.

As oportunidades serão distribuídas entre diferentes órgãos públicos e devem contemplar áreas como segurança e desenvolvimento. 

Continue a leitura para ficar por dentro dos detalhes confirmados até agora e conferir quando o edital será divulgado.

Nova edição vai ampliar acesso ao serviço público

Segundo a ministra Esther Dweck, o novo edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) será divulgado em breve e ampliará o alcance do concurso para mais áreas estratégicas.

A previsão é que carreiras ligadas à segurança pública, inovação e desenvolvimento estejam entre as novas vagas ofertadas. 

Incluindo duas carreiras inéditas: uma voltada para defesa e segurança pública e outra focada em desenvolvimento socioeconômico.

A proposta é padronizar processos seletivos e tornar mais igualitário o acesso a empregos públicos federais para pessoas de todas as regiões do país.

Entenda: Como ingressar na carreira pública

Leia notícias da meutudo direto do seu celular! Entre no Canal do WhatsApp da meutudo e receba uma seleção dos principais assuntos do mundo financeiro.

Serão até 3 mil vagas com salários de até R$ 21 mil

A nova edição do concurso deve ofertar cerca de 3 mil vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários que chegam a R$ 21 mil.

As vagas serão distribuídas entre diferentes ministérios e órgãos públicos federais, com base nas necessidades de cada área.

O objetivo do governo é acelerar a reposição de quadros técnicos e garantir maior eficiência nas contratações públicas.

Inscrições devem começar ainda neste semestre

A ministra afirmou que o edital do novo Concurso Nacional Unificado está em fase final de elaboração e deve ser publicado nos próximos dias, com previsão para inscrição em junho.

O modelo unificado segue o mesmo padrão da primeira edição, com provas realizadas simultaneamente em todo o território nacional.

Leia mais: Entenda os direitos do servidor público e suas obrigações

A avaliação inclui questões objetivas, específicas por carreira, e dissertativas. As provas serão aplicadas em 180 cidades brasileiras.

Quer ficar por dentro das novidades financeiras? Preencha este formulário gratuito e receba uma seleção de conteúdos meutudo!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.