Carros e motos podem reduzir valor do Imposto de Renda 2025

Você sabia que possuir um carro ou moto pode te ajudar a pagar menos imposto? Com alguns critérios, os veículos viram aliados na declaração do Imposto de Renda.

Quem é motorista de aplicativo ou utiliza o veículo para fins médicos pode incluir despesas e até isenções na hora da declaração.

A seguir, explicamos como funciona e como utilizar seu carro ou moto para reduzir o valor do Imposto de Renda. Continue a leitura!

Veículo próprio pode impactar sua declaração IR

Se você usa carro ou moto no trabalho ou para transporte de pessoas com deficiência, pode contar com isenção do Imposto de Renda ou dedução do valor.

Alguns profissionais, como motoristas de aplicativo e taxistas, têm direito a deduzir gastos operacionais com seus veículos.

Além disso, pessoas com deficiência podem comprar veículos com isenção de IPI e IOF, impactando diretamente a base de cálculo do Imposto de Renda.

Leia: Faixas e alíquotas do Imposto de Renda

Profissionais que usam veículos podem ter deduções IR

Profissionais autônomos e liberais, como médicos e dentistas, que utilizam carro para visitas domiciliares, podem declarar custos operacionais.

Despesas com combustível, manutenção, seguro e IPVA podem ser registradas no livro-caixa como gasto necessário à atividade.

Esses valores reduzem o lucro tributável e, com isso, o valor do imposto a pagar no fim do ano pode ser menor.

Importante: os gastos com veículos não são preenchidos automaticamente pelo sistema da Receita Federal, sendo necessário o proprietário declarar manualmente no IR.

Aprenda sobre o mundo financeiro pelo celular! Entre no Canal do WhatsApp da meutudo e fique por dentro das novidades.

Saiba também: Como declarar veículo no Imposto de Renda? 

Veículos adaptados têm isenções de impostos

Pessoas com deficiência ou que têm dependentes nessa condição podem adquirir veículos com isenção de IPI, IOF e ICMS em alguns casos.

A compra com isenção precisa ser autorizada pela Receita Federal e cumprir requisitos como limite de valor e tempo mínimo para nova compra.

Essas isenções não reduzem diretamente o Imposto de Renda, mas evitam que o valor do carro seja contabilizado de forma completa no patrimônio.

Documentos exigidos para comprovação na declaração IR

Ao declarar o uso do veículo, é fundamental guardar comprovantes de compra, despesas e, no caso de profissionais, registro no livro-caixa.

A Receita Federal pode exigir notas fiscais, comprovantes de abastecimento e manutenção para validar os gastos deduzidos.

Para isenções de pessoas com deficiência, também é preciso apresentar laudos médicos e documentos autorizados pelos órgãos competentes.

Continue lendo: Como conseguir desconto na compra de carros por doença?

Simule e acompanhe sua declaração com ferramentas oficiais

A Receita Federal libera anualmente um programa para simulação e envio da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), que já inclui campos para declarar veículos e despesas.

Utilizar o programa com antecedência pode ajudar a identificar quais gastos realmente trazem economia no imposto devido.

Acesse o sistema Meu Imposto de Renda, disponível pelo site da Receita ou pelo aplicativo oficial, e preencha com atenção todos os campos.

Carros e motos podem ir além do transporte: eles também oferecem oportunidades de economia no Imposto de Renda. Basta declarar corretamente e manter os comprovantes.

Quer receber mais notícias como essa gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos meutudo!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.