“Washington Post” e ChatGPT fecham acordo para uso de conteúdo com IA

O Washington Post anunciou nesta 4ª feira (24.abr.2025) um acordo com a OpenAI para integrar seu conteúdo jornalístico às respostas do ChatGPT. A parceria determina a exibição de resumos, trechos e links diretos para reportagens do jornal em perguntas relacionadas a temas como política, negócios, tecnologia e assuntos globais.

Segundo comunicado da empresa de jornalismo, o objetivo é tornar mais acessível ao público “informações confiáveis e factuais”, especialmente sobre “tópicos complexos ou de rápida evolução”.

O ChatGPT destacará o jornalismo do The Post em política, relações internacionais, negócios, tecnologia e muito mais, sempre com atribuição clara e links diretos para artigos completos, para que os leitores possam explorar os tópicos com maior profundidade e contexto”, escrevem em comunicado.

O chefe de parcerias globais do jornal, Peter Elkins-Williams, disse que o acordo reforça o compromisso da empresa com a distribuição de conteúdo. “Estamos empenhados em encontrar nosso público onde ele estiver. Garantir que os usuários do ChatGPT tenham nossas reportagens impactantes na palma da mão reforça nosso compromisso de fornecer acesso onde, como e quando nosso público desejar”, afirmou.

Para Varun Shetty, diretor de parcerias de mídia da OpenAI, a colaboração com o Washington Post faz parte de um movimento mais amplo da empresa para ampliar o acesso à informação qualificada. “Mais de 500 milhões de pessoas usam o ChatGPT toda semana para obter respostas a todos os tipos de perguntas. Ao investir em jornalismo de alta qualidade de parceiros como o Washington Post, estamos ajudando a garantir que nossos usuários recebam informações confiáveis e em tempo hábil quando precisam”, disse.

A OpenAI tem fechado parcerias semelhantes com mais de 20 grupos de mídia no mundo. A empresa afirma que sua tecnologia já está integrada a mais de 160 veículos e centenas de marcas de conteúdo em mais de 20 idiomas.

USO DE IA NO JORNALISMO

Nos últimos meses, o Washington Post tem ampliado o uso de inteligência artificial em sua estrutura. A empresa lançou experimentos como o “Ask The Post AI” e o “Climate Answers”, criou ferramentas internas como o “Haystacker” e passou a usar IA para gerar resumos e áudios de reportagens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.