Religiosa que mora em Roma há 14 anos diz que papa Francisco ‘insistiu na simplicidade e na coerência de vida’: ‘Muito corajoso’


Irmã Sonia de Oliveira, de Jundiaí (SP), acompanha os rituais de despedida do papa Francisco e lembra de seus ensinamentos. Um casal de Sorocaba (SP) também visitou o corpo do papa durante velório, que está sendo realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Religiosa de Jundiaí que mora em Roma há 14 anos relembra legado de papa Francisco
“Insistiu na simplicidade e na coerência de vida”. É desta forma que uma religiosa brasileira que mora em Roma há 14 anos se lembrará de papa Francisco. Em entrevista ao TEM Notícias 1ª Edição desta quarta-feira (23), Sonia de Oliveira relembrou a trajetória do pontífice e o descreveu como “um homem muito corajoso”.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A Irmã Sonia morou por anos no convento das Irmãs Carmelitas Teresianas de Jundiaí e, há 14 anos, vive em Roma, na Itália. Segundo ela, Francisco tomou decisões importantes para a Igreja Católica.
“Ele insistiu na simplicidade e na coerência de vida, e teve que combater muito isso. Dar atenção a quem está mais longe, a quem está mais desfavorecido, mais necessitado. O papa Francisco foi um homem muito corajoso, enfrentou muitas situações. (…) Ele tomou decisões que eu acho que, na história, nunca haviam sido tomadas ou pensavam em ser tomadas. Ele colocou uma mulher religiosa como presidente do Governadorato de Roma, que é quem faz a gestão do Vaticano, por exemplo. Então ele teve um olhar muito especial para nós religiosas também”, contou a Irmã.
Irmã Sonia de Oliveira, de Jundiaí (SP), com papa Francisco
Arquivo pessoal
À TV TEM, a religiosa também comentou que visitará o papa ainda esta semana e que também vai acompanhar seu enterro na Basílica Santa Maria Maior, igreja em que se sentia acolhido e protegido.
“Nós vimos pelas imagens que até no domingo, antes de sua morte, já estava estampado no rosto dele que ele não tinha mais forças, mas ele teve a coragem de sair no papamóvel e passear no meio do povo pela última vez, como se fosse uma despedida. É muita coragem, e sempre andando em frente, isso ele deixou muito claro”, destacou Sonia.
Irmã Sonia de Oliveira, de Jundiaí (SP), participou de dois eventos religiosos junto de papa Francisco
Arquivo pessoal
A Irmã Sonia pôde participar de duas ações junto ao papa. Em uma delas, Sônia participou de uma audiência com o pontífice junto a mais de 200 pessoas, quando era a superior geral da congregação. Além disso, ela também se encontrou com Francisco durante a cerimônia de abertura do sino da Basílica.
‘Emocionante, mas muito triste’
Brasileiros de Sorocaba participam de velório do papa Francisco no Vaticano
Um casal de Sorocaba, cidade a 92 quilômetros de Jundiaí, visitou o corpo do papa Francisco durante velório que está sendo realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (23).
A esteticista Luiza Gibim de Araújo e seu noivo, o advogado Gabriel Guerrero de Souza, viajaram para a Itália no último sábado (19) apenas com o intuito turístico, quando foram surpreendidos pela notícia do falecimento do pontífice Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco.
Quando ficou sabendo sobre a morte do papa, o casal se programou para ir ao Vaticano e participar do velório, realizado na Basílica de São Pedro. Luiza gravou vídeos durante a cerimônia na parte externa da Basílica e depois que saiu da visita feito dentro da igreja. Assista acima.
Casal de Sorocaba (SP) participou do velório do papa Francisco no Vaticano nesta quarta-feira (23)
Luiza Araújo/Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM:
Bispos do interior de SP falam sobre rituais fúnebres do Vaticano e exemplos deixados por papa Francisco: ‘Vamos rezar daqui’
Morte do papa Francisco é marcada por homenagem com toque de sino de igreja em cidade conhecida como ‘Roma brasileira’; vídeo
Igrejas realizam missas e celebrações especiais em homenagem ao papa Francisco no interior de SP
“A fila está por todo o país do Vaticano. Eu e o Gabriel ficamos no terceiro grupo. Abriu para visitação às 11h e a gente chegou e conseguiu ver o papa às 11h40. Esperamos 40 minutos então não foi tanta coisa, o resto do pessoal vai perder o dia aqui, mas é por uma causa nobre, bem emocionante, mas triste”, relatou a sorocabana no vídeo.
No vídeo, Gabriel também conta que não era permitido fotografar o corpo do papa, ou ficar muito tempo dentro da Basílica, apenas passar perto do pontífice e realizar as suas orações. Depois da visita, o casal recebeu um folheto com uma foto do papa Francisco.
Casal de Sorocaba (SP) ganhou um ‘santinho’ ao visitar corpo do papa Francisco durante velório no Vaticano
Luiza Araújo/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.