Presidente do INSS pede demissão após operação por fraude bilionária

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, pediu demissão na tarde desta 4ª feira (23.abr.2025). A decisão veio depois que ele e outros funcionários do órgão foram investigados pela Polícia Federal sobre desvios de R$ 6,3 bilhões de aposentadorias de 2019 a 2024.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia pedido a dispensa de Stefanutto, que se antecipou às ordens do chefe do Executivo. A Justiça já havia determinado o afastamento da posição.

Em termos técnicos, diz-se que ele pediu sua exoneração do cargo –na prática, é a demissão de um funcionário público. Ele voltará para a sua função anterior no funcionalismo.

A Polícia Federal disse que a investigação identificou a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.

A operação cumpre 211 mandados judiciais de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em 13 Estados.

Os crimes em investigação são:

  • corrupção ativa e passiva;
  • violação de sigilo funcional;
  • falsificação de documento;
  • organização criminosa;
  • lavagem de capitais.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.