Novo concurso unificado terá em torno de 3.000 vagas, diz ministra

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta 4ª feira (23.abr.2025) que o próximo CNPU (Concurso Público Nacional Unificado) terá 3.000 vagas. Segundo ela, o termo de referência para a seleção de bancas está pronto e deverá ser divulgado até a próxima semana.

O termo de referência é publicado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para que as bancas examinadoras ofertem as propostas. Cabe ao governo federal selecionar a melhor banca.

O edital ainda não [está pronto]. Acabei de saber que o termo de referência, que é justamente a chamada da banca, está pronto. A gente deve divulgar talvez nesta semana ou na próxima”, disse a ministra em participação no evento CNN Talks com o tema “Pulso Econômico: As Novas Regras do Jogo”, organizado pela CNN Brasil.

Lá vai estar previsto o número de vagas e a gente vai divulgar quais são as vagas, algumas inclusive que a gente não teve autorização”, completou.

CHAMADA DE APROVADOS

Dweck declarou que o Ministério da Gestão e Inovação publicará nesta 4ª feira (23.abr.2025) ou na 5ª feira (24.abr.2025) o provimento das pessoas que passaram no CNPU e que não têm curso de formação.

“São 4.300 que a gente vai publicar a autorização de provimento para que elas possam ingressar no serviço público brasileiro nas próximas semanas”, disse a ministra.

A convocação deve começar em maio, segundo o governo. Com da LOA (Lei Orçamentária Anual), será possível a convocação, nomeação e posse de 4.335 candidatos aprovados nos cargos dos blocos 1 a 8 do concurso unificado — naqueles cargos que não exigem curso de formação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.