Mais de 4 mil trabalhadores foram afastados por problemas de saúde mental na Paraíba em 2024, aponta MPT

Mais de 4 mil trabalhadores foram afastados por problemas de saúde mental na Paraíba em 2024, de acordo com Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT).

Conforme observou o ClickPB, os dados do Observatório são baseados em registros de acidentes do trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 2022, foram concedidos na Paraíba 2.304 benefícios previdenciários associados à saúde mental (acidentários e comuns) e, em 2024, esse número aumentou para 4.820.

Os novos dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, divulgados na semana passada, apontam que os afastamentos por problemas de saúde mental aumentaram 109% na Paraíba, nos últimos dois anos.

Entre os casos de destaque estão afastamentos acidentários por reações ao estresse (38,4%), ansiedade (31%), episódios depressivos (19,7%) e depressão recorrente (4,83%).

Em relação aos afastamentos em geral, estão em destaque afastamentos predominantes a ansiedade (36,4%), os episódios depressivos (26,3%) e a depressão recorrente (9,56%).

De acordo com o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho), existem muitos casos de afastamento por saúde mental que não são notificados.

“É importante lembrar que esses são dados registrados. Ainda existe uma grande quantidade de acidentes e doenças ocupacionais que ainda não são notificados, o que só aumenta a preocupação do MPT em relação a essa questão. Não há como falar de saúde e segurança do trabalho se a gente não tiver um olhar atento aos riscos psicossociais relacionados ao trabalho. E de toda essa legião de trabalhadores adoecidos que, em virtude da organização do trabalho, da cobrança de metas abusivas e de toda uma sistemática hostil a um trabalho verdadeiramente hígido, acabam padecendo de transtornos e doenças de natureza mental”, explicou o procurador.

Acidentes de trabalho aumentam 60% e 18 pessoas se acidentam gravemente por dia em toda a Paraíba

Os acidentes de trabalho na Paraíba aumentaram 60%. Em 2022, foram registrados 4.066 acidentes de trabalho graves no Estado e, em 2024, esse número passou para 6.490 notificações relacionadas ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/MS).

Considerando esses dados do ano passado, 18 trabalhadores se acidentam gravemente, por dia, na Paraíba.

Dos 6.490 acidentes de trabalho graves registrados na Paraíba em 2024, 2.334 foram na Capital João Pessoa e 1.633 em Campina Grande, segundo o Observatório de SST.

Para discutir sobre a prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho, uma audiência pública será realizada na próxima quinta-feira (24), a partir das 8h, no MPT em Campina Grande, em parceria com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest-CG).

*Com Ascom-MPT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.