Imposto de Renda tem prioridade sobre PL da anistia, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta 4ª feira (23.abr.2025) que o projeto de isenção do Imposto de Renda a quem recebe até R$ 5.000 tem prioridade na Casa em relação à proposta que anistia os condenados do 8 de Janeiro.

“Não vamos permitir que outras pautas, não só a anistia, mas qualquer outro projeto prejudique o andamento de um projeto tão importante como este que é a matéria do Imposto de Renda”, disse durante evento promovido pela CNN Brasil, em Brasília.

Motta ainda afirmou que “para a população brasileira, numa ordem de prioridades, a matéria do Imposto de Renda tem um apelo muito maior porque nós estamos tratando de possibilitar às pessoa, que menos têm (o acesso a) uma renda a mais”.

O presidente da Câmara disse que o projeto deve tramitar sem oposição na Casa. “Até porque procuraremos construir da melhor maneira possível”, declarou.

Motta citou que a criação de uma comissão especial para tratar do projeto foi a estratégia que encontrou para que o debate fosse feito de maneira mais aprofundada.

Ele reforçou que o projeto será mudado no Congresso Nacional “para que se encontre a compensação menos danosa”.

Ainda sobre a anistia, Motta disse que a Câmara não precisa “diante do cenário de crise na política internacional, criar mais crise institucional no Brasil”. “Temos que evitar essas crises e isso só é possível com diálogo”, disse o presidente, ao citar que está em diálogo com líderes partidários agora que o requerimento de urgência do projeto foi protocolado.

DIÁLOGO COM O GOVERNO

Motta defendeu que o governo e o Congresso Nacional precisam “andar cada vez mais juntos” para se “proteger”, diante dos desafios que surgiram na política externa, desde a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano).

Motta foi uma das autoridades a participar do CNN Talks –Especial CNN Money: Pulso Econômico | As Novas Regras do Jogo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também falou no evento de abertura na manhã desta quarta.

Motta, Haddad e o presidente da Febraban, Isaac Sidney, falaram sobre o tema “O plano para o Brasil”.

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), os deputados Danilo Forte (União Brasil-CE) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) falarão no bloco sobre “A visão do Congresso”. O ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto de isenção do Imposto de Renda, também falaria sobre o assunto, mas cancelou a participação no evento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.