Binário para o Morro dos Cavalos proposto por Santa Catarina é aceito pelo governo federal

Um Binário foi proposto por Santa Catarina para o Morro dos Cavalos. O gesto do governador Jorginho Mello (PL), possibilitou um entendimento apartidário sobre o trecho da BR-101. Depois de uma reunião de quase três horas, a proposta do foi acatada pelo Ministério dos Transportes.

O encontro rompeu um bloqueio entre o governo federal e do estado pela busca de investimento em obras importantes como essa do Morro dos Cavalos. Segundo o governador, o projeto foi bem recebido pelo ministro Renan Filho (MDB).

Binário proposto pelo governo de Santa Catarina sé a melhor opção para o Morro dos Cavalos

Jorginho Mello (PL) apresenta projeto a Renan Filho (MDB) para o Morro dos Cavalos – Foto: Eduardo Valente/ND

Proposta para Morro dos Cavalos será analisada por técnicos

Uma equipe técnica do ministério dos transportes vai analisar a proposta de Jorginho Mello. A iniciativa vai apontar se o projeto catarinense é viável. Depois dessa etapa, o TCU (Tribunal de Contas da União), será consultado, já que a obra será realizada pela concessionária, responsável pelo trecho da BR-101.

O projeto do governo do estado prevê uma via paralela de 5,2 km pela região do Maciambu, em Palhoça. Estão previstas três pistas em sentido único, norte/sul, o que garantiria um percurso de quase quatro minutos até o viaduto de acesso a Praia do Sonho.

A proposta prevê ainda duas faixas de acostamento externas com três metros de largura cada e mais duas faixas de acostamento internas, com 1,2 metros de largura. Tem ainda uma ponte e um viaduto no trecho. O investimento será de cerca de R$ 291 milhões.

Já o trecho da BR-101 que sofre com os problemas recorrentes seria reformulado e contar com três faixas de rolamento, no sentido sul/norte, dando mais vazão ao trânsito na região.

Binário será de mão única para o Morro dos Cavalos

Binário proposto para o Morro dos Cavalos terá 5,2 quilômetros de extensão – Foto: César Valente/Secom/ND

Embora haja um acordo sobre o futuro do Morro dos Cavalos, ainda há necessidade da execução dos projetos, que no processo inicial pode levar quatro meses. Depois, o TCU tem mais quatro meses para analisar a otimização do contrato com Arteris Litoral Sul.

Com o avanço da proposta catarinense junto ao governo federal, a intenção de construir túneis na região do Morro dos Cavalos fica descartada. Só volta à pauta, se o projeto catarinense for considerado inviável tecnicamente.

O túnel do Morro dos Cavalos estava orçado em R$ 1 bilhão e poderia levar cerca de quatro anos até a conclusão. O problema estava na definição da otimização do contrato por mais 15 anos e que teria a construção incorporada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.