Google paga “quantia enorme” para Samsung colocar Gemini na linha Galaxy

O Google paga, desde janeiro de 2025, uma “quantia enorme de dinheiro” para que o app do Gemini venha pré-instalado em produtos da Samsung, como smartphones e tablets da linha Galaxy. A informação surgiu durante audiências do processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ).

Segundo a Bloomberg, Peter Fitzgerald, vice-presidente de plataformas e parcerias do Google, revelou que o acordo entre a empresa e a Samsung começou em janeiro de 2025 e tem prazo de dois anos.

O contrato prevê pagamentos fixos mensais e uma fatia da receita obtida com publicidade no app do Gemini. Não se sabe quanto dinheiro está em jogo neste acordo. O termo “quantia enorme” foi usado pelo advogado David Dahlquist, do DOJ.

Vale lembrar que o lançamento do Galaxy S25, em janeiro de 2025, foi marcado por um grande destaque ao Gemini, que ofuscou a Bixby, assistente pessoal desenvolvida pela própria Samsung.

Concorrentes procuraram fabricantes

O DOJ apresentou materiais internos do Google que sugerem que o Google considerou firmar acordos mais rigorosos, que obrigariam fabricantes a pré-instalar o Gemini com o buscador e o Chrome.

Segundo o site The Information, Fitzgerald contou que outras empresas procuraram a Samsung para que ela colocasse outros assistentes de inteligência artificial em seus aparelhos. Entre elas, estão a Perplexity e a Microsoft.

Google foi declarado monopólio

O tribunal já declarou que o Google detém o monopólio do mercado das buscas online, em grande parte por uma prática similar: a companhia paga fabricantes, como a Apple e a própria Samsung, para definir seu buscador como padrão nos aparelhos.

Agora, as partes discutem para definir os remédios, como são chamadas as medidas para retificar a conduta do Google e impedir a continuidade do monopólio. Um cenário é forçar a empresa a se desfazer do Chrome e do Android, coisa que a companhia rechaça veementemente.

Com informações do The Verge e do Engadget

Google paga “quantia enorme” para Samsung colocar Gemini na linha Galaxy

Adicionar aos favoritos o Link permanente.