Demitir presidente do Fed não reduzirá juros, diz analista

A especulação sobre a possível demissão de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), foi citada em um relatório da Capital Economics, desta 3ª feira (22.abr.2025).

Paul Ashworth, economista-chefe para América do Norte da empresa, afirmou em nota aos clientes que a substituição de Powell por um nome qualificado, como Kevin Hassett ou Kevin Warsh, poderia atenuar os efeitos negativos no mercado. No entanto, Ashworth diz que a estrutura de votação no Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, o “Copom” dos EUA) poderia limitar a influência do novo presidente sobre a política de juros.

O documento analisa as consequências dessa potencial ação, sugerindo que, mesmo que Trump consiga substituir Powell, isso pode não impactar a política de juros conforme desejado.

O problema que Warsh enfrentaria, no entanto, é que ele teria apenas um voto no que poderia acabar sendo um Fomc hostil, tornando impossível forçar a redução das taxas de juros que Trump deseja”, disse Ashworth.

Trump tem criticado Powell abertamente, chamando-o de “grande perdedor” e “Sr. Tarde Demais”, por não reduzir as taxas de juros rapidamente para apoiar a economia. Essas críticas se intensificaram com a reação negativa dos mercados às políticas tarifárias de Trump. O Wall Street Journal noticiou que Trump poderia estar preparando o terreno para culpar Powell por “qualquer crise”.

A possibilidade de Trump demitir Powell, cujo mandato se encerra em maio de 2026, levanta preocupações sobre a independência do Federal Reserve e o impacto nos mercados financeiros.

As principais médias em Wall Street caíram mais de 2% na 2ª feira (21.abr), enquanto os investidores avaliavam comentários da Casa Branca que pareciam sugerir que autoridades estavam considerando a possibilidade de destituir Powell.

Ashworth destaca que a remoção de Powell poderia ser só o início do “desmantelamento da independência do Fed”. Ele sugere que, para alcançar a redução desejada nas taxas de juros, Trump precisaria demitir outros 6 membros do Conselho do Fed, o que poderia provocar uma reação negativa ainda mais forte do mercado.

Se Trump está determinado a reduzir as taxas de juros, então ele terá que demitir os outros 6 membros do Conselho do Fed também, o que desencadearia uma reação mais severa do mercado, com o dólar caindo e as taxas no extremo longo da curva de rendimento subindo”, escreveu o analista.


Com informações da Investing.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.