Chuva de meteoros Líridas pode ser vista até dia 30 no Brasil

Montagem com os registros da chuva de meteoros LíridasObservatório Heller & Jung

A chuva de meteoros Líridas (ou Lyridas) atingiu seu auge na madrugada desta terça-feira (22), mas segue visível até o dia 30 de abril. O fenômeno, que vem sendo observado desde a semana passada, ainda pode ser visto a olho nu em todas as regiões do Brasil, nas áreas de pouca poluição luminosa.

Em alguns lugares, a visibilidade – que agora é menor – pode ser comprometida pela neblina ou até pela luz da Lua. Por isso, quem quiser assistir à chuva de meteoros deve buscar por um lugar alto, com o céu “limpo”.

O fenômeno teve seu melhor momento para observação por volta das 2h da manhã de hoje. Este foi o horário de maior atividade registrada, uma vez que o radiante da chuva (área de onde os meteoros parecem surgir) atingiu a posição mais elevada no céu.

Nas redes sociais, um usuário compartilhou o momento em que foi registrar o céu e foi surpreendido por uma estrela-cadente. “Estava perfeito”, disse.

Cheguei em casa, o céu estava perfeito… fui tirar uma foto e vi um meteoro caindo bem na hora!
Hoje atem chuva de meteoros Líridas!
Como explicar tanta sintonia?☄️😍 pic.twitter.com/vBedsTQo27

— Agente Carter (@agentecarterx) April 20, 2025

O que são as chuvas de meteoros?

A chuva de meteoros nada mais é que o conjunto de detritos deixados pelo cometa Tatcher (C/1861 G1). Quando entram em contato com a atmosfera terrestre, essas partículas se aquecem por atrito com o ar e produzem riscos luminosos no céu, conhecidos popularmente como estrelas cadentes.

Como a Terra passa pela trilha de detritos deixada pelo Thatcher todos os anos, o fenômeno já é antigo conhecido da humanidade. Normalmente, a chuva de Líridas ocorre todo mês de abril, entre os dias 14 e 30. O fenômeno leva este nome por acontecer próximo à constelação de Lyra no céu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.