Ataque a tiros na Índia deixa ao menos 26 turistas mortos

Um ataque a tiros nesta 3ª feira (22.abr.2025) deixou pelo menos 26 turistas mortos em um retiro de verão de Pahalgam, na Caxemira, região norte da Índia. 

O atentado foi reivindicado pelo grupo “Resistência da Caxemira”, contrário ao assentamento de mais de 85.000 indianos na região, disputada pelo Paquistão.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, condenou o ataque, descrevendo-o como um “ato hediondo”. 

“Os responsáveis ​​por este ato hediondo serão levados à justiça… eles não serão poupados! Sua agenda maligna jamais terá sucesso. Nossa determinação em combater o terrorismo é inabalável e se tornará ainda mais forte”, disse Modi no X (ex-Twitter).

O ato aconteceu um dia após Modi se encontrar com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, que está em visita ao país. Nas redes sociais, o norte-americano também lamentou os ataques.

Expressamos nossas condolências às vítimas do devastador ataque terrorista em Pahalgam, na Índia. Nos últimos dias, ficamos maravilhados com a beleza deste país e de seu povo. Nossos pensamentos e orações estão com elas [as vítimas], afirmou J.D. Vance.

A Caxemira enfrenta conflitos desde 1989, com grupos militantes locais buscando independência ou integração ao Paquistão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.