Papa viria ao Brasil em julho para preparação da COP30

O cardeal Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília, afirmou que o papa Francisco, que morreu nesta 2ª feira (21.abr.2025) aos 88 anos, planejava vir ao Brasil em julho para auxiliar nos preparativos da COP30. A Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudança do Clima será realizada em Belém em novembro.

Em entrevista a jornalistas, o cardeal disse que o pontífice expressou recentemente vontade de vir ao Brasil, mas as condições de saúde dificultaram a visita. “Se ele pudesse e tivesse condições, a proposta era que viesse para ajudar a preparar a COP, inclusive para levar adiante a discussão […] sobre a seriedade da questão ecológica, de que não podemos ficar de braços cruzados”, declarou Paulo Cezar.

De acordo com o cardeal, o papa Francisco teve entre as prioridades do seu papado a questão ambiental. Em 2015, 2 anos depois de sua nomeação, o pontífice escreveu uma carta encíclica, “Laudato Si”, em que destacou a deterioração globalizada do meio ambiente e a necessidade de preservá-lo.

Ele também publicou outra carta (“Laudate Deum”) abordando as mudanças climáticas em 2023, em que declarou que o mundo não reagia “de modo satisfatório” para mitigar os danos causados ao meio ambiente. “Trata-se dum problema social global que está intimamente ligado à dignidade da vida humana”, declarou Francisco no documento. Eis a íntegra da Laudato Si (PDF – 1 MB) e da Laudate Deum (PDF – 177 kB).

Paulo Cezar afirmou, ainda, que o papa também pretendia aproveitar a visita ao Brasil para se reunir com outros presidentes da América Latina, para que ele “mostrasse que é preciso uma unidade maior na América Latina, que haja mais unidade, que é normal as diferenças políticas, mas o mundo precisa também perceber que é preciso encontrar caminhos comuns”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.