Laboratório da UFSC Joinville cria sistema para reduzir emissão de partículas dos freios de motos

Pesquisadores da UFSC Joinville desenvolveram um sistema que coleta partículas emitidas por freios de motos, buscando reduzir a poluição do ar causada pela frenagem.

Pontos Principais:

  • Projeto busca reduzir poluentes emitidos por freios de motocicletas.
  • Equipamento permite coleta de partículas durante testes de frenagem.
  • Automação da moto garante repetição padronizada dos ensaios.
  • Pesquisa tem apoio da empresa Frasle, do setor de componentes automotivos.

O Laboratório de Acústica e Vibrações da UFSC, no campus Joinville, desenvolveu um sistema de clausura para motocicletas que coleta partículas geradas pela frenagem em ambiente controlado. O objetivo da pesquisa é reduzir a emissão de material particulado proveniente do desgaste de freios, que contribui para a poluição atmosférica e pode impactar a saúde respiratória da população.

Sistema criado no campus da UFSC em Joinville captura partículas liberadas pelos freios de motos em testes, com uso de clausura, filtros e automação da frenagem.
Sistema criado no campus da UFSC em Joinville captura partículas liberadas pelos freios de motos em testes, com uso de clausura, filtros e automação da frenagem.

A frenagem com freios a disco gera partículas finas por conta do atrito entre o disco e a pastilha. Essas partículas, muitas vezes invisíveis, são lançadas no ar e estão entre os principais poluentes veiculares não derivados da queima de combustíveis. O novo sistema da UFSC busca conter essa emissão durante testes de bancada.

O dispositivo fixa a moto ao chão, com a roda traseira suspensa. O conjunto de disco e pastilha fica enclausurado numa câmara com fluxo de ar controlado, que passa por filtros antes de seguir para um sistema de coleta. Isso permite medir com precisão a quantidade de partículas geradas em cada ciclo de frenagem.

O modelo piloto foi desenvolvido com base na motocicleta BMW G310GS. Para garantir repetibilidade nos testes, os pesquisadores implementaram um sistema automatizado de aceleração e frenagem, eliminando variações humanas. Essa automação padroniza os dados e melhora a análise do desempenho dos materiais.

Dois trabalhos de conclusão de curso foram produzidos a partir do projeto: um focando na análise do desgaste das pastilhas e outro na criação da bancada de testes. O grupo de pesquisa pretende avançar para o desenvolvimento de pastilhas com menor geração de partículas, em parceria com a empresa Frasle, especializada em sistemas de frenagem.

O sistema poderá ser adaptado para outras motocicletas e também em testes com automóveis. A proposta é tornar os testes mais limpos e contribuir com soluções que ajudem a mitigar os impactos da poluição urbana provocada por veículos.

Fonte: UFSC?utm_source=carro.

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