Pesquisadores da UFSC Joinville desenvolveram um sistema que coleta partículas emitidas por freios de motos, buscando reduzir a poluição do ar causada pela frenagem.
Pontos Principais:
- Projeto busca reduzir poluentes emitidos por freios de motocicletas.
- Equipamento permite coleta de partículas durante testes de frenagem.
- Automação da moto garante repetição padronizada dos ensaios.
- Pesquisa tem apoio da empresa Frasle, do setor de componentes automotivos.
O Laboratório de Acústica e Vibrações da UFSC, no campus Joinville, desenvolveu um sistema de clausura para motocicletas que coleta partículas geradas pela frenagem em ambiente controlado. O objetivo da pesquisa é reduzir a emissão de material particulado proveniente do desgaste de freios, que contribui para a poluição atmosférica e pode impactar a saúde respiratória da população.

A frenagem com freios a disco gera partículas finas por conta do atrito entre o disco e a pastilha. Essas partículas, muitas vezes invisíveis, são lançadas no ar e estão entre os principais poluentes veiculares não derivados da queima de combustíveis. O novo sistema da UFSC busca conter essa emissão durante testes de bancada.
O dispositivo fixa a moto ao chão, com a roda traseira suspensa. O conjunto de disco e pastilha fica enclausurado numa câmara com fluxo de ar controlado, que passa por filtros antes de seguir para um sistema de coleta. Isso permite medir com precisão a quantidade de partículas geradas em cada ciclo de frenagem.
O modelo piloto foi desenvolvido com base na motocicleta BMW G310GS. Para garantir repetibilidade nos testes, os pesquisadores implementaram um sistema automatizado de aceleração e frenagem, eliminando variações humanas. Essa automação padroniza os dados e melhora a análise do desempenho dos materiais.
Dois trabalhos de conclusão de curso foram produzidos a partir do projeto: um focando na análise do desgaste das pastilhas e outro na criação da bancada de testes. O grupo de pesquisa pretende avançar para o desenvolvimento de pastilhas com menor geração de partículas, em parceria com a empresa Frasle, especializada em sistemas de frenagem.
O sistema poderá ser adaptado para outras motocicletas e também em testes com automóveis. A proposta é tornar os testes mais limpos e contribuir com soluções que ajudem a mitigar os impactos da poluição urbana provocada por veículos.
Fonte: UFSC?utm_source=carro.
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