Porsche 911 GT3 manual bate recorde histórico em Nürburgring

O novo Porsche 911 GT3 manual 2025 acaba de estabelecer um novo marco entre os esportivos com câmbio tradicional. Durante uma volta cronometrada no circuito de Nürburgring, o modelo registrou o melhor tempo da história para um veículo com transmissão manual. A conquista, realizada com o piloto Jorg Bergmeister ao volante, representa uma combinação entre ajustes de engenharia e desempenho consistente, mesmo com a potência inferior a de antigos recordistas.

Pontos Principais:

  • O Porsche 911 GT3 2025 manual marcou 6:56,294 em Nürburgring.
  • É o carro com câmbio manual mais rápido da história da pista alemã.
  • Superou o Dodge Viper ACR e o GT3 anterior com câmbio PDK.
  • Recebeu pacote Weissach, pneus Cup 2 R e relação de marchas mais curta.
  • A versão manual já pode ser configurada no site da Porsche Brasil.

O tempo de 6 minutos, 56 segundos e 294 milésimos foi obtido com o pacote Weissach instalado, incluindo melhorias no chassi, materiais mais leves e componentes aerodinâmicos revisados. A medição seguiu o padrão atual de cronometragem, que considera o percurso completo do circuito. Na comparação direta, o novo GT3 foi mais rápido até mesmo do que sua própria versão anterior equipada com câmbio automatizado de dupla embreagem PDK.

A Porsche alcançou um novo marco ao levar o 911 GT3 manual para Nürburgring, onde o esportivo cravou o tempo mais rápido já registrado com câmbio manual na pista alemã.
A Porsche alcançou um novo marco ao levar o 911 GT3 manual para Nürburgring, onde o esportivo cravou o tempo mais rápido já registrado com câmbio manual na pista alemã.

Além de garantir o título de carro manual mais veloz do traçado alemão, o resultado simboliza a continuidade de uma tradição da Porsche em desenvolver modelos voltados tanto para a pista quanto para as ruas. O conjunto de mudanças adotado se mostra efetivo mesmo sem o aumento de potência, demonstrando a eficácia da estratégia aplicada na segunda fase da geração 992.

Atualizações técnicas e comportamento em pista

Jorg Bergmeister, piloto oficial da marca, foi o responsável pela volta histórica, registrando 6:56,294 com o 911 GT3 2025, superando modelos automatizados e antigos recordistas manuais.
Jorg Bergmeister, piloto oficial da marca, foi o responsável pela volta histórica, registrando 6:56,294 com o 911 GT3 2025, superando modelos automatizados e antigos recordistas manuais.

A nova geração do 911 GT3 manteve o motor 4.0 aspirado de seis cilindros boxer, entregando 510 cavalos de potência. A principal evolução se concentrou no comportamento dinâmico. Segundo o piloto responsável pelo tempo de volta, a estabilidade e a precisão nas curvas melhoraram em relação ao modelo anterior, reflexo direto das alterações no chassi e na aerodinâmica.

O carro utilizado no teste contava com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, atualmente os mais eficazes disponíveis para essa versão do modelo. A escolha dos compostos foi essencial para garantir aderência nas curvas de alta velocidade que compõem grande parte do traçado do Nürburgring Nordschleife, conhecido como Inferno Verde.

Outro ponto relevante está na relação de marchas mais curta, reduzida em 8%. Essa mudança aumentou a entrega de torque nas rodas traseiras, favorecendo acelerações mais fortes mesmo sem alteração na potência total. O câmbio manual de seis marchas, aliado ao diferencial de deslizamento limitado mecânico, também ajudou a explorar melhor o potencial do conjunto.

Comparações com modelos anteriores e rivais

O tempo foi suficiente para deixar para trás o lendário Dodge Viper ACR, que mantinha o recorde manual com 7:01,3 desde 2017, marcando o fim de uma longa hegemonia.
O tempo foi suficiente para deixar para trás o lendário Dodge Viper ACR, que mantinha o recorde manual com 7:01,3 desde 2017, marcando o fim de uma longa hegemonia.

O recorde anterior pertencia ao Dodge Viper ACR, que completou a volta em 7 minutos e 1,3 segundos em 2017. O tempo registrado pelo novo GT3 foi mais de cinco segundos mais rápido no mesmo padrão atual de medição. Se considerado o traçado antigo, sem a reta dos boxes, o tempo do Porsche cai para 6:51,764, ampliando ainda mais a diferença em relação ao modelo americano.

Outro dado de destaque é que o novo GT3 manual foi 3,7 segundos mais rápido que o 911 GT3 992 da primeira fase com câmbio PDK. Apesar da teoria sugerir que o câmbio automatizado tende a ser mais rápido em pista, a versão manual provou que, com o refinamento certo, pode atingir desempenhos similares ou até superiores em determinadas condições.

A Porsche ainda não revelou o tempo da nova versão PDK do GT3 atualizado, mas é esperado que seja mais baixo. No entanto, a conquista do modelo manual é representativa por ser a mais pura forma de condução disponível entre os modelos de produção, dentro das regras atuais de homologação para Nürburgring.

Versões disponíveis e mercado brasileiro

No Brasil, o 911 GT3 manual já pode ser encomendado, inclusive na versão Touring, que mantém a performance, mas com visual discreto e foco no uso cotidiano.
No Brasil, o 911 GT3 manual já pode ser encomendado, inclusive na versão Touring, que mantém a performance, mas com visual discreto e foco no uso cotidiano.

A linha 2025 do Porsche 911 GT3 já pode ser configurada com câmbio manual no Brasil. A marca voltou a disponibilizar essa opção depois de um período oferecendo apenas versões automatizadas. A escolha atende a um público específico que valoriza a interação direta com o carro, mesmo em tempos de transmissões automatizadas mais eficientes.

O carro também conta com a versão Touring, voltada para o uso em estradas e deslocamentos diários. Ela preserva o conjunto mecânico, mas substitui a asa traseira por um spoiler discreto e oferece mais comodidade interna. Essa alternativa é voltada para compradores que não pretendem utilizar o modelo em autódromos com frequência, mas ainda desejam as mesmas credenciais de desempenho.

Apesar do preço da nova linha ainda não ter sido oficialmente divulgado no país, os interessados já podem montar suas versões no site oficial da Porsche. A configuração inclui diferentes pacotes opcionais, como o Weissach, além de escolhas estéticas e funcionais específicas para o uso desejado.

Fonte: Porsche,

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