Fiat, BYD, Toyota e Hyundai estão entre as confirmadas para o Salão do Automóvel 2025 de São Paulo; confira datas e programação

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo retorna em 2025 com novos ares, após sete anos fora do calendário nacional. Com realização prevista entre os dias 22 e 30 de novembro, a feira ocupará o espaço do Novo Anhembi, ponto tradicional da exposição por mais de três décadas. A retomada do evento acontece em meio a transformações do mercado e busca retomar o protagonismo no setor automotivo latino-americano.

Pontos Principais:

  • Salão do Automóvel de São Paulo volta após sete anos e será realizado entre 22 e 30 de novembro no Novo Anhembi.
  • Evento contará com 16 marcas confirmadas, incluindo Fiat, Toyota, Honda, BYD, Jeep, Renault e Hyundai.
  • Montadoras como Ford, GM, Volkswagen, GWM, BMW, Mercedes-Benz e Audi não confirmaram presença.
  • Pista indoor para test drive e Dream Lounge com supercarros como Bugatti e Pagani serão atrações do evento.

Ao todo, serão cinco pavilhões e 67 mil metros quadrados voltados à exibição de automóveis, test drives e ativações de marca. A edição deste ano reúne 16 montadoras confirmadas, com forte presença de grupos como Stellantis e marcas asiáticas, reforçando o reposicionamento estratégico desses fabricantes no país. O evento ainda contará com uma pista indoor, pensada para proporcionar experiências de condução ao público.

Após sete anos fora do calendário, o Salão do Automóvel retorna a São Paulo entre 22 e 30 de novembro no Novo Anhembi, com cinco pavilhões e diversas atrações programadas.
Após sete anos fora do calendário, o Salão do Automóvel retorna a São Paulo entre 22 e 30 de novembro no Novo Anhembi, com cinco pavilhões e diversas atrações programadas.

Apesar da retomada, a ausência de nomes relevantes da indústria tem gerado questionamentos. Montadoras com histórico de participação e investimentos significativos no Brasil, como Ford, General Motors, Volkswagen e GWM, não constam na lista oficial até o momento. O mesmo se aplica a fabricantes de luxo de origem europeia e alemã, como BMW, Mercedes-Benz, Audi, Volvo e Jaguar Land Rover.

Montadoras confirmadas e o perfil da mostra

Entre as empresas já confirmadas, há representatividade de diferentes frentes do setor automotivo. Fiat, Jeep, RAM, Citroën, Peugeot e Renault compõem o bloco de marcas da Stellantis, com participação também da coreana Hyundai e da japonesa Honda. Do lado oriental, BYD, Denza, Kia, Leapmotor e Lecar representam o avanço das montadoras chinesas no Brasil.

A presença dessas marcas é acompanhada por lançamentos de produtos, exposição de novas tecnologias e apresentações de modelos elétricos, híbridos e flex. A feira se propõe a ser uma vitrine atualizada das estratégias adotadas pelas fabricantes, incluindo soluções de conectividade, eletrificação e novos formatos de mobilidade.

O salão também funcionará como um espaço de aproximação com o consumidor, principalmente por meio da pista de testes indoor. O público terá a oportunidade de dirigir veículos das marcas participantes, em um circuito fechado construído com padrões internacionais de segurança e controle.

Ausências marcantes e expectativas do setor

A não participação de fabricantes como GM, Ford e Volkswagen chama atenção não apenas pelo histórico de presença no evento, mas também pelo momento atual dessas empresas no mercado nacional. A GM celebra cem anos de atuação no Brasil em 2025, e a Volkswagen deve apresentar um novo SUV nacional, o Tera, ainda este ano.

Também não confirmaram presença montadoras que vêm ampliando seus investimentos no país, como a GWM, que prepara o início da produção em Iracemápolis (SP). No segmento premium, o evento será desfalcado por marcas alemãs e europeias que lideram o setor de luxo no Brasil. A ausência dessas empresas levanta dúvidas sobre a adesão ao formato tradicional de salões e sinaliza novas direções de comunicação com o público.

Mesmo com essas ausências, a organização aposta no equilíbrio entre marcas consolidadas e novas participantes, ampliando o leque de opções para quem busca conhecer tendências e inovações do setor. A diversidade de fabricantes presentes garante variedade de estilos, propulsões e propostas, refletindo a pluralidade do mercado brasileiro atual.

Espaço premium e cultura de supercarros

Além da parte voltada ao mercado de volume, o evento contará com uma área dedicada aos veículos de alto desempenho e luxo. O Dream Lounge, como foi batizado o espaço, será montado em parceria com o Motorgrid Brasil, grupo formado por proprietários de supercarros com mais de quatro mil integrantes.

Entre os modelos que poderão ser vistos no local estão exemplares únicos no país, como Bugatti Chiron, Pagani Utopia, Huayra R e LaFerrari. Também haverá uma seleção de mais de 800 Ferraris pertencentes ao grupo, que promete apresentar ao público os modelos mais raros e cobiçados disponíveis no Brasil.

O espaço não será voltado à comercialização, mas sim à aproximação com o universo dos superesportivos. A iniciativa é uma tentativa de ampliar o apelo do salão também para os entusiastas de alto padrão, que tradicionalmente ficam à margem dos eventos automotivos de grande porte no país.

Panorama e novos caminhos para os salões

A edição de 2025 do Salão de São Paulo acontece em um momento de transição da indústria, onde feiras presenciais passaram a dividir espaço com estratégias digitais, transmissões ao vivo e ações voltadas diretamente ao consumidor final. A reformulação do formato e dos espaços da mostra é uma resposta à necessidade de se manter relevante neste novo cenário.

A volta ao Anhembi simboliza a tentativa de retomar a conexão emocional com o público e com a história do próprio setor automotivo no Brasil. Ao mesmo tempo, as confirmações e ausências ajudam a mapear o novo perfil da indústria, onde decisões de marketing e investimentos caminham lado a lado com mudanças no comportamento do consumidor e avanço das novas tecnologias.

A feira também servirá como um termômetro da relação entre fabricantes e o Brasil como polo estratégico. Será possível observar como cada marca enxerga sua atuação local e o papel do país em seus projetos globais. Até novembro, a expectativa é de que mais montadoras anunciem presença ou revelem outras formas de participação nos bastidores do evento.

Fonte: Terra, AutoEsporte e QuatroRodas.

O post Fiat, BYD, Toyota e Hyundai estão entre as confirmadas para o Salão do Automóvel 2025 de São Paulo; confira datas e programação apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.