Toyota GR Corolla agora tem garantia de até 10 anos no Brasil; cobertura do esportivo também vale para seminovos

A Toyota passou a oferecer um programa de cobertura estendida para o GR Corolla, seu hatch esportivo, em uma iniciativa inédita entre modelos de alta performance no mercado nacional. A decisão inclui tanto unidades novas quanto seminovas comercializadas desde a chegada do modelo ao Brasil em 2023.

Pontos Principais:

  • Garantia de até 10 anos é válida para modelos novos e seminovos.
  • Cobertura inclui motor, câmbio, eletrônica, freios e estrutura.
  • Revisões periódicas em concessionárias ativam o benefício.
  • GR Corolla traz motor 1.6 turbo de 304 cv e tração GR-Four.
  • Versão Circuit tem teto de fibra de carbono e HUD de série.

A nova política de pós-venda não exige custos adicionais nem adesão ativa por parte do proprietário. A extensão da garantia é ativada automaticamente desde que as revisões programadas sejam realizadas na rede autorizada Toyota após o período padrão de cinco anos de cobertura de fábrica.

Com isso, a Toyota passa a oferecer até 10 anos ou 200 mil quilômetros de cobertura para uso particular, ou 100 mil quilômetros para uso comercial, incluindo sistemas mecânicos, eletrônicos, estrutura e componentes diversos. A renovação da garantia acontece a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.

Pontos Principais:

  • Garantia estendida para o GR Corolla cobre até 10 anos ou 200 mil km.
  • Inclui veículos novos e seminovos vendidos no Brasil desde 2023.
  • Cobertura é ativada automaticamente com revisões periódicas na rede.
  • Inclui motor, câmbio, freios, eletrônica e peças estruturais.

Novas regras de garantia e cobertura

O programa Toyota 10 é aplicável a todas as versões do GR Corolla desde o início das vendas no Brasil. O proprietário precisa apenas manter o cronograma de revisões atualizado para garantir a renovação da garantia de forma contínua.

A cobertura adicional contempla diversos itens que vão além do motor e da transmissão, como o sistema de arrefecimento, componentes eletrônicos e peças da carroceria. O limite da garantia é de até 120 meses somando-se os cinco anos da cobertura inicial e mais cinco de extensão.

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Caso o veículo seja usado para fins comerciais, o limite da quilometragem da cobertura cai para 100 mil quilômetros, ainda dentro do prazo máximo de 10 anos. O processo é válido exclusivamente na rede autorizada Toyota, presente em diversas regiões do país.

Motorização desenvolvida para pista

O GR Corolla tem motorização 1.6 turbo de três cilindros com 304 cavalos de potência e torque de 37,7 kgfm. O câmbio manual de seis marchas permite trocas diretas e o sistema de tração integral GR-Four distribui a força conforme o modo de condução.

Entre os recursos vindos do automobilismo estão o sistema de resfriamento por jato de óleo múltiplo, válvulas de escape maiores e porta de admissão usinada parcialmente. A injeção direta D-4S funciona em alta pressão, otimizando a mistura ar-combustível.

A tração integral GR-Four, projetada com apoio da equipe do Mundial de Rali, conta com diferencial de deslizamento limitado do tipo Torsen. A combinação visa maximizar o controle do carro em diferentes superfícies e velocidades, com foco em performance.

Estrutura e construção diferenciada

Baseado na plataforma GA-C, o GR Corolla foi reforçado com 349 pontos adicionais de solda e 2,7 metros de adesivo estrutural, elevando a rigidez da carroceria em relação ao Corolla hatch convencional. A produção é feita na GR Factory em Motomachi, no Japão.

Com alterações no chassi e novas bitolas, o modelo recebeu para-lamas alargados, grade frontal redesenhada e novos dutos de ar para melhorar o resfriamento do motor. O sistema de escape com três saídas otimiza a exaustão e influencia no desempenho mecânico.

O conjunto de rodas forjadas BBS ajuda a reduzir o peso suspenso e melhora a resistência estrutural. A combinação desses elementos busca aumentar o controle em curvas e entregar estabilidade em aceleração e frenagem, mesmo sob uso severo.

Equipamentos e versões disponíveis

O modelo é vendido nas versões Core e Circuit. Na primeira, há bancos em camurça Brin Naub® com couro sintético, costura vermelha, volante com ajuste de altura e profundidade, central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, e direção elétrica progressiva.

O pacote inclui rodas forjadas BBS, pinças de freio na cor vermelha e estepe temporário. Já a versão Circuit acrescenta teto de fibra de carbono, head-up display, carregador de celular por indução e alerta de ponto cego com assistente de mudança de faixa.

Ambas as versões são equipadas com freio de estacionamento manual, alavanca de câmbio com curso curto e ausências como o apoio central de braço, priorizando o controle e a liberdade de movimento para o condutor em condução esportiva.

Recursos de segurança ativa

Todos os GR Corolla vendidos no Brasil contam com o pacote Toyota Safety Sense 3.0. O conjunto de assistências é baseado em sensores de alta precisão e câmeras frontais para fornecer alertas e correções automáticas em tempo real.

Entre os recursos estão o Sistema de Pré-Colisão com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas, o Alerta de Saída de Faixa com correção ativa e o Controle de Cruzeiro Adaptativo com radar para monitoramento da distância segura em rodovias.

Outras funções disponíveis incluem o Assistente de Leitura de Placas de Trânsito e o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, útil em saídas de vagas, além do Monitor de Ponto Cego com sinalização de veículos próximos nas faixas laterais.

Foco total na experiência do condutor

No interior, o painel foi desenhado com base em modelos de competição, com informações centralizadas sobre pressão do turbo, tacômetro digital e indicador de marcha. As pedaleiras são metálicas e os bancos contam com estrutura de apoio lateral reforçada.

A ergonomia foi pensada para garantir liberdade de movimento durante manobras rápidas. A ausência do apoio de braço central segue a proposta de direcionar todos os elementos para o controle direto do carro em situações de condução esportiva.

O desenvolvimento do carro envolveu pilotos e engenheiros da divisão GAZOO Racing, com refinamentos aplicados a partir de experiências em provas de rali e circuitos fechados. A proposta final foi baseada em retornos do piloto MORIZO, codinome de Akio Toyoda.

Mercado e estratégia de longo prazo

A estratégia de oferecer garantia de até 10 anos representa um movimento inédito para o segmento de esportivos no país. O posicionamento amplia a percepção de confiabilidade da marca em um modelo voltado a um público exigente e entusiasta.

Os preços públicos sugeridos do GR Corolla são de R$ 416.990 para a versão Core e R$ 461.990 para a Circuit. A oferta de versões com diferentes níveis de conteúdo busca atender perfis distintos, mas com a mesma proposta de desempenho e uso diário.

A iniciativa pode influenciar o comportamento de outras marcas e fortalecer a presença da Toyota no segmento de alto desempenho, com ênfase em durabilidade e custo-benefício no longo prazo. A ampliação da cobertura reflete o movimento estratégico da marca.

Fonte: Toyotacomunica.

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