Touring, urbana ou intermediária? O que revela a ficha técnica da Triumph Tiger Sport 660 2025

Na paisagem atual das motocicletas de média cilindrada, a Triumph Tiger Sport 660 ocupa uma posição de destaque. Lançada com a proposta de unir versatilidade urbana e competência para longas viagens, a moto adota uma configuração que mescla características esportivas com atributos típicos de modelos touring.

O modelo se baseia na plataforma da Trident 660, compartilhando o motor tricilíndrico e boa parte da estrutura, mas incorporando ajustes na ergonomia e equipamentos que mudam sua aplicação no uso diário e rodoviário. Essa abordagem cria uma ponte entre o uso urbano ágil e o turismo funcional, permitindo que a Tiger Sport 660 atue em múltiplos cenários com consistência.

Neste artigo, serão analisadas as especificações técnicas, comportamento dinâmico, equipamentos, ergonomia e propostas comerciais da Tiger Sport 660 2025, com base em dados oficiais e práticas do mercado nacional.

Motorização e desempenho

A Tiger Sport 660 reúne motor tricilíndrico, posição de pilotagem ereta e eletrônica básica. Sua proposta é mesclar uso urbano e viagens sem comprometer a eficiência do conjunto.
A Tiger Sport 660 reúne motor tricilíndrico, posição de pilotagem ereta e eletrônica básica. Sua proposta é mesclar uso urbano e viagens sem comprometer a eficiência do conjunto.

A Tiger Sport 660 é equipada com um motor de três cilindros em linha, com 660 cm³ e refrigeração líquida. O propulsor entrega 81 cv de potência a 10.250 rpm e 64 Nm de torque a 6.250 rpm. A alimentação é por injeção eletrônica, e a configuração DOHC com 12 válvulas contribui para um comportamento progressivo em baixa rotação e fôlego constante em médias e altas faixas.

O câmbio de seis marchas possui embreagem assistida e deslizante, permitindo trocas mais suaves e seguras em reduções abruptas. A entrega de potência é feita de forma linear, aproveitando a elasticidade natural do tricilíndrico, o que favorece tanto a pilotagem em vias urbanas quanto em rodovias.

O conjunto mecânico é pensado para atender tanto motociclistas iniciantes quanto aqueles com mais experiência. A escolha do motor busca equilíbrio entre eficiência e performance, evitando excessos que comprometeriam o conforto ou a economia de combustível.

Ciclística, suspensão e freios

Com 81 cv a 10.250 rpm e 64 Nm a 6.250 rpm, o motor oferece progressividade e elasticidade. A entrega de potência favorece tanto o deslocamento urbano quanto a performance em rodovia.
Com 81 cv a 10.250 rpm e 64 Nm a 6.250 rpm, o motor oferece progressividade e elasticidade. A entrega de potência favorece tanto o deslocamento urbano quanto a performance em rodovia.

A parte ciclística da Tiger Sport 660 é construída sobre um chassi tubular de aço, com subquadro aparafusado. A suspensão dianteira é uma Showa invertida de 41 mm com curso de 150 mm, enquanto a traseira é monoshock da mesma marca, com ajuste remoto de pré-carga.

O conjunto de freios conta com discos duplos de 310 mm na dianteira, com pinças Nissin de dois pistões, e um disco único de 255 mm na traseira com pinça de pistão simples. Ambos os sistemas são acompanhados por ABS de dois canais.

Essa configuração busca garantir estabilidade em curvas, absorção eficiente de irregularidades e capacidade de frenagem adequada para o peso e proposta do modelo. O uso de componentes de marcas consolidadas mostra uma aposta da fabricante em confiabilidade e padronização técnica.

Ergonomia e conforto

O câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante contribui para trocas suaves. O comportamento é estável, com bom equilíbrio entre desempenho e controle.

O câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante contribui para trocas suaves. O comportamento é estável, com bom equilíbrio entre desempenho e controle.
O câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante contribui para trocas suaves. O comportamento é estável, com bom equilíbrio entre desempenho e controle.

Com assento posicionado a 835 mm do solo, a Tiger Sport 660 oferece uma posição de pilotagem ereta, projetada para minimizar a fadiga em percursos longos. O para-brisa com ajuste manual auxilia na redução da pressão do vento no tronco do piloto, especialmente em velocidades de cruzeiro.

O peso em ordem de marcha de 206 kg é distribuído de forma equilibrada, permitindo manobrabilidade mesmo em trechos urbanos e trânsito intenso. O guidão mais largo e os comandos acessíveis colaboram com a ergonomia e o controle da motocicleta em diferentes cenários.

O tanque de combustível com capacidade para 17,2 litros garante autonomia estimada de até 380 km, dependendo do estilo de pilotagem. Esse volume permite trajetos prolongados sem necessidade de paradas frequentes, o que reforça o caráter versátil da moto.

Tecnologia e eletrônica

A ciclística inclui suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm e traseira monoshock ajustável. Os freios com ABS e pinças Nissin garantem resposta consistente na pilotagem.
A ciclística inclui suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm e traseira monoshock ajustável. Os freios com ABS e pinças Nissin garantem resposta consistente na pilotagem.

Entre os recursos eletrônicos, a Tiger Sport 660 traz dois modos de pilotagem (Road e Rain), controle de tração comutável, sistema de freios ABS e painel digital TFT colorido com conectividade My Triumph (opcional). O pacote eletrônico é simples, porém funcional, cobrindo as necessidades básicas de conforto e segurança.

Há ainda suporte para quickshifter bidirecional, piloto automático e sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) entre os acessórios opcionais. O painel TFT tem integração com o app da marca, permitindo controle de navegação, chamadas, música e até GoPro.

A escolha por uma eletrônica comedida parece seguir a proposta de manter a moto acessível financeiramente, mas ainda alinhada com padrões contemporâneos de usabilidade. A conectividade oferece conveniências sem complicações técnicas excessivas.

Equipamentos e acessórios

O assento de 835 mm, o tanque de 17,2 litros e o para-brisa ajustável priorizam o conforto em uso prolongado. A distribuição de peso permite controle mesmo em trânsito denso.
O assento de 835 mm, o tanque de 17,2 litros e o para-brisa ajustável priorizam o conforto em uso prolongado. A distribuição de peso permite controle mesmo em trânsito densO assento de 835 mm, o tanque de 17,2 litros e o para-brisa ajustável priorizam o conforto em uso prolongado. A distribuição de peso permite controle mesmo em trânsito denso.o.

A Triumph disponibiliza mais de 40 acessórios originais para a Tiger Sport 660. Entre eles estão malas laterais, top case, protetores de motor, manoplas aquecidas, cavalete central, entre outros itens voltados tanto à proteção quanto à personalização da moto.

Os acessórios buscam atender a diferentes perfis de uso: desde quem utiliza a moto para deslocamentos urbanos até quem realiza viagens de média ou longa distância. Essa flexibilidade amplia o escopo do modelo sem a necessidade de grandes alterações de fábrica.

A política de acessórios também reforça o posicionamento comercial da marca, que costuma oferecer personalização ampla como parte da experiência de propriedade do veículo.

Mercado e posicionamento

Os modos de pilotagem Road e Rain, o controle de tração comutável e o painel TFT com conectividade expandem a funcionalidade, mantendo a simplicidade de operação da eletrônica.
Os modos de pilotagem Road e Rain, o controle de tração comutável e o painel TFT com conectividade expandem a funcionalidade, mantendo a simplicidade de operação da eletrônica.

O preço da Triumph Tiger Sport 660 no Brasil parte de aproximadamente R$ 57 mil. A fabricante tem promovido campanhas comerciais com bônus de até R$ 4.000, além da oferta do quickshifter gratuito e planos de financiamento com taxa de 1,19% ao mês.

Dentro do segmento de médias cilindradas, a Tiger Sport 660 concorre com modelos como a Kawasaki Versys 650 e a Yamaha Tracer 7. A proposta da Triumph, no entanto, difere pela motorização tricilíndrica e a configuração mais voltada ao touring esportivo.

A escolha pelo motor de três cilindros, combinada ao perfil urbano-rodoviário, posiciona o modelo como uma alternativa equilibrada entre performance, conforto e custo operacional dentro da categoria.

Ficha técnica da Triumph Tiger Sport 660 2025

Motor e Transmissão

  • Tipo: Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
  • Cilindrada: 660 cc
  • Diâmetro: 74.0 mm
  • Curso: 51.1 mm
  • Compressão: 11.95:1
  • Potência máxima: 81 PS / 81 bhp (59,6 kW) @ 10.250 rpm
  • Torque máximo: 64 Nm @ 6.250 rpm
  • Alimentação: Injeção de combustível eletrônica de multiponto sequencial com controle do acelerador
  • Exaustão: Sistema coletor de escapamento de aço inoxidável 3 em 1 com silenciador de aço inoxidável montado baixo lateralmente
  • Transmissão final: Corrente tipo X
  • Embreagem: Deslizante assistida de multiplaca úmida
  • Caixa de câmbio: 6 marchas

Chassi

  • Quadro: Perímetro do quadro tubular de aço
  • Braço oscilante: Face dupla, em aço
  • Roda dianteira: 5 aros de aço com raios, 17 x 3.5 in
  • Roda traseira: 5 aros de aço com raios, 17 x 5.5 in
  • Pneu dianteiro: 120/70 R17
  • Pneu traseiro: 180/55 R17
  • Suspensão dianteira: Cartucho de suspensão Showa de 41 mm invertido, com curso de 150 mm
  • Suspensão traseira: Showa monoshock RSU, com ajuste remoto de pré-carga hidráulica, com curso de 150 mm
  • Freio dianteiro: Pinças Nissin de dois pistões com discos duplos de 310 mm, OCABS
  • Freio traseiro: Pinça deslizante Nissin de pistão simples, disco simples de 255 mm, OCABS
  • Painel de instrumentos e funções: Painel multifuncional de instrumentos com tela TFT

Dimensões e Pesos

  • Largura: 834 mm
  • Altura sem espelho: 1398 mm (tela alta) / 1315 mm (tela baixa)
  • Altura do assento: 835 mm
  • Distância entre eixos: 1418 mm
  • Inclinação: 23.1º
  • Trail: 97 mm
  • Capacidade do tanque: 17,2 litros
  • Peso com depósitos cheios: 207 kg

Consumo de Combustível

  • Consumo médio: 4,7 litros / 100 km (60,1 mpg)
  • Emissões de CO2: 107 g/km (EURO 5+)
  • Observação: Medições realizadas conforme regulamentação 168/2013/EC, podendo variar conforme uso real

Serviço

  • Intervalo de manutenção: A cada 16.000 km ou 12 meses

Equipamento de Fábrica

  • Piloto automático
  • Quickshifter
  • ABS otimizado para curvas e controle de tração
  • Iluminação full LED com luzes marcadoras de alta visibilidade
  • Para-brisa ajustável
  • Modos de pilotagem: Sport, Road e Rain
  • Painel de instrumentos multifuncional com tela TFT colorida
  • Módulo de conectividade My Triumph

Equipamentos Opcionais

  • Manoplas aquecidas
  • Farol de neblina em LED
  • Carregador USB
  • Tomada auxiliar
  • Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS)
  • Triumph Track Plus e rastreador Find My Bike

Acessórios Opcionais

  • Bolsa tipo rolo com capacidade para 30 litros
  • Top case para dois capacetes
  • Porta-bagagem
  • Assento Dual Comfort
  • Protetor do cárter
  • E outros itens adicionais

Fonte: Triumph.

O post Touring, urbana ou intermediária? O que revela a ficha técnica da Triumph Tiger Sport 660 2025 apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.