Mel produzido em SC conquista medalha de ouro em premiação internacional em Paris; conheça


Produto de empresa de Araranguá, no Sul do estado, foi premiado na categoria “qualidade” do Paris International Honey Awards 2025. Mel produzido em Araranguá (SC) recebeu prêmio internacional
Apis Nativa/ Divulgação
O mel produzido por uma empresa de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, teve a qualidade mundialmente reconhecida neste mês no Paris International Honey Awards 2025, que ocorre anualmente na França.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Estreando no concurso, a Apis Nativa conquistou a medalha de ouro na categoria “qualidade” com o “Mel Sabor Suave”, da linha Special Reserve Célio Silva.
🐝🌸 O mel araranguaense é do tipo multiflores, ou seja, produzido por abelhas a partir do néctar coletado de várias plantas. Com cor clara e sabor suave e aveludado, ele foi o único brasileiro premiado com a medalha na categoria.
O diretor da empresa, Tarciano Santos da Silva, conta que foi necessário selecionar as melhores amostras de méis e combiná-las para chegar ao produto final. A medalha, de acordo com ele, também expressa “a riqueza e a biodiversidade do nosso país”.
Leia também:
Circuito de trilhas em SC representa o Brasil em prêmio internacional de turismo sustentável
Empresária de SC ganha prêmio global de química verde da ONU
Queijo feito em SC, Morro Azul vence concurso internacional
“Como a gente recebe muito mel e entende muito de mel, a gente consegue selecionar nossos melhores méis para fazer um blend especial, tanto com aroma, gosto, com as qualidades sensoriais, para envazar esse mel e participar do concurso e, também, levar aos consumidores brasileiros”, comentou.
A avaliação, de acordo com a empresa, é feita por 12 sommeliers, que analisam as seguintes características:
cor
aroma
apresentação
consistência
sabor
Mel de Santa Catarina é exportado e consumido em outros cinco países
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.