Eduardo Leite decidirá futuro partidário no final de abril

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou na 4ª feira (16.abr.2025) que só decidirá seu futuro partidário no fim de abril. O tucano aguarda a conclusão das negociações do PSDB sobre possíveis fusões com outras siglas antes de tomar uma decisão.

Em seu perfil no X (ex-Twitter), Leite afirmou que a decisão de aguardar o partido se deu “em respeito” à história que construiu junto ao PSDB.

Leite é filiado ao PSDB há 24 anos, mas tem avaliado mudar de legenda desde 2022, com foco na Presidência da República.

No último pleito, o PSD, comandado por Gilberto Kassab, já era apontado como o destino mais provável. No mês passado, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também deixou o PSDB e filiou-se ao PSD para se fortalecer politicamente no Estado. A sigla elegeu o maior nº de prefeitos nas eleições municipais de 2024. Conseguiu 891 municípios.

O PSDB discute atualmente uma possível fusão com o Podemos. O presidente nacional do partido, Marconi Perillo, disse ao Poder360 na 6ª feira (11.abr.2025) que há uma “boa chance” de a sigla se fundir ao Podemos, já que as conversas estão “convergentes”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.