Dataprev lança novidades no Consignado privado ainda em abril de 2025

Desde que passou por uma reformulação do Governo Federal, o Consignado privado, agora chamado de Crédito do Trabalhador, tem ganhado destaque como uma alternativa com juros mais baixos para quem busca reorganizar as finanças. 

E as vantagens devem aumentar nos próximos dias. Isso porque a Dataprev anunciou novidades no Consignado privado, previstas para entrar em vigor ainda em abril de 2025.

A seguir, explicamos o que muda e como isso pode beneficiar quem já utiliza ou pretende contratar essa modalidade.

O que é o Consignado privado?

O Consignado privado é um tipo de empréstimo com desconto em folha destinado a trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Por ter o pagamento das parcelas feito diretamente no contracheque, ele apresenta menor risco para as instituições financeiras e, por isso, costuma ter juros mais baixos em comparação a outras linhas de crédito.

Recentemente, o Consignado privado foi reformulado pelo Governo Federal e passou a se chamar Crédito do Trabalhador. Essa mudança visa facilitar o acesso ao crédito para quem tem carteira assinada

Agora, o próprio trabalhador pode solicitar o empréstimo de forma totalmente digital, diretamente pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS), sem a necessidade de intermediação de bancos ou empresas. 

Isso oferece mais autonomia, praticidade e transparência, permitindo que o trabalhador tenha controle total sobre o processo, desde a solicitação até a contratação do crédito.

Para entender melhor, use nossa ferramenta gratuita e simule as etapas de solicitação do Empréstimo na CTPS Digital:

Celular
00:00

Empréstimos





User
Savings
Briefcase
Empréstimos Empréstimos
Burger Bar

Quais são as novidades no Consignado privado?

Segundo a Dataprev, a partir de 25 de abril, o Consignado privado contará com duas novas funcionalidades: Portabilidade e Refinanciamento

Outra novidade importante é que a contratação do empréstimo poderá ser feita diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos e financeiras, sem a necessidade de utilizar a CTPS Digital.

Essas mudanças fazem parte do plano de ampliação do programa Crédito do Trabalhador, que já superou a marca de 500 mil contratos assinados e movimentou R$ 3,3 bilhões em crédito concedido.

Confira também: Tenho um Consignado privado e mudei de emprego, o que fazer?

Continue se informando com os nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Como vai funcionar a Portabilidade e o Refinanciamento do Consignado Privado?

Até o momento, as regras específicas para a Portabilidade e o Refinanciamento do Consignado privado ainda não foram divulgadas.

No entanto, a expectativa é que essas funcionalidades sigam o mesmo modelo já utilizado em outras modalidades de Crédito consignado, como o do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A Portabilidade de consignado permite transferir um empréstimo para outra instituição financeira que ofereça condições mais vantajosas, como juros menores ou prazos mais flexíveis.

O Refinanciamento, por sua vez, consiste na renovação de um contrato ativo com a mesma instituição

Nessa modalidade, é possível ampliar o prazo para obter um novo crédito com base no valor já quitado, mantendo o desconto em folha de pagamento.

Com essas novidades, espera-se que o Consignado privado ofereça mais flexibilidade para quem já contratou o crédito, facilitando a reorganização das dívidas e a busca por condições mais adequadas à situação financeira de cada trabalhador.

Saiba mais: Novas regras no Consignado privado

Quando as novidades do Consignado privado estarão disponíveis?

As novidades do Consignado privado estarão disponíveis para trabalhadores CLTs a partir de 25 de abril.

O cronograma inicial do Crédito do Trabalhador previa que a Portabilidade fosse liberada apenas em 6 de junho, enquanto o Refinanciamento seria disponibilizado em 25 de abril.

No entanto, com a atualização da Dataprev, foi confirmado que ambas as funcionalidades serão lançadas simultaneamente em 25 de abril.

Leia também: Quem tem dois empregos pode contratar mais de um Consignado privado?

Contrate seu Consignado privado com a meutudo

Você, CLT, pode contratar seu Consignado privado aqui na meutudo, basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo da CTPS Digital
  2. Na parte inferior da tela, clique no ícone “Empréstimos”
  3. Clique em “Faça uma simulação”, informe o valor e o prazo desejados
  4. Em até 24 horas, você receberá uma proposta em nome da Parati Financeira, nossa parceira, que será responsável pela formalização do contrato
  5. Se gostar das condições, selecione a proposta para receber um link na CTPS Digital e concluir a contratação direto na nossa plataforma digital

Quer ter uma estimativa de quanto você pode contratar com a gente? Use nosso simulador de Consignado privado:

Quer saber o quanto pode pegar emprestado? Faça sua simulação agora!
Qual o valor do seu salário?


Você pode receber até
R$ 0,00

Saiba mais
* Valor máximo da parcela mensal deve respeitar o limite de 35% do salário líquido.

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar no leilão.

Plataforma segura.

Vale ressaltar que, a partir de 25 de abril, você também poderá contratar o Crédito do Trabalhador diretamente pelo nosso site ou aplicativo meutudo.

Além disso, a gente está acompanhando de perto todas as novidades no Consignado privado e, assim que as novas funcionalidades forem liberadas, elas também estarão disponíveis nos nossos canais, facilitando ainda mais o acesso a um crédito justo e eficiente.

Saiba mais: Parati Financeira e meutudo são a mesma coisa? Entenda

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail e aproveite para acompanhar as novidades também pelo nosso Canal do WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.