Dataprev anuncia portabilidade para empréstimo CLT? É verdade?

A possibilidade de Portabilidade para empréstimo consignado CLT — também conhecido como Crédito do Trabalhador — acaba de ganhar uma atualização. 

Informações recentes apontam que a funcionalidade será, sim, liberada antes do previsto. E essa mudança pode trazer alívio imediato para muitos trabalhadores da iniciativa privada que buscam condições melhores de crédito.

A expectativa é que essa nova etapa do consignado privado permita migração de dívidas mais caras para condições mais acessíveis, com juros menores e prazos mais longos. 

A seguir, confira mais detalhes sobre o que está confirmado até agora e o que ainda está por vir.

O que é o Consignado CLT?

O Empréstimo consignado CLT é uma nova modalidade de crédito voltada exclusivamente para trabalhadores com carteira assinada. 

O diferencial dessa linha é a garantia automática de pagamento, já que as parcelas são descontadas diretamente do salário do trabalhador, o que proporciona juros mais baixos e maior segurança para os bancos e as instituições financeiras.

Com as novas regras para a modalidade, a contratação acontece de forma 100% online, e o trabalhador inicia o processo pela Carteira de Trabalho Digital.

Além de ter vínculo empregatício ativo, é necessário estar dentro de outros critérios de elegibilidade. São eles:

  • Ter margem consignável disponível (até 35% da renda líquida)
  • A Dataprev informou que quem já possui um Consignado privado anterior pode não estar apto a contratar outro — uma nova regra que surgiu após maior integração de dados com os bancos
  • Além disso, é feita análise de crédito tradicional, que depende da política interna de cada banco e instituição

Vale ressaltar que a contratação está disponível também para empregados domésticos, rurais e funcionários de MEIs.

A recomendação é que os interessados acompanhem os canais oficiais ou consultem uma instituição financeira habilitada para verificar a elegibilidade em tempo real.

Entenda: Como funciona o Empréstimo consignado privado

É verdade que teremos Portabilidade para empréstimo consignado CLT?

Sim, é verdade! E a notícia é boa para quem está em um momento financeiro delicado.

O cronograma inicial do novo Crédito do Trabalhador previa a liberação da portabilidade do consignado CLT apenas em 6 de junho de 2025. 

No entanto, segundo informações atualizadas da Dataprev, essa funcionalidade será antecipada para 25 de abril de 2025.

Essa mudança pode beneficiar milhares de trabalhadores que já contrataram o Consignado privado, mas agora desejam migrar para ofertas com condições mais vantajosas. 

Com isso, será possível trocar de banco ou instituição sem fazer um novo empréstimo, mantendo o saldo devedor, mas com taxas mais baixas ou prazos melhores.

Conheça: Trocador de dívidas

Continue se informando com os nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Como vai funcionar a Portabilidade para empréstimo consignado CLT?

É importante entender o conceito geral de Portabilidade de empréstimo antes de saber como ela vai funcionar para o Consignado CLT.

A Portabilidade é o direito do consumidor de levar uma dívida de uma instituição para outra, mantendo o saldo atualizado, mas renegociando a taxa de juros e o prazo. É uma forma de reorganizar a vida financeira sem contratar um novo empréstimo do zero.

No caso do Consignado CLT a lógica será parecida com o que já acontece no consignado do INSS:

Como funciona no INSS (e provavelmente será no CLT):

  1. O beneficiário simula a portabilidade em outro banco ou instituição
  2. O novo banco ou instituição quita o saldo com o banco anterior
  3. O cliente continua pagando as parcelas no novo banco, com melhores condições
  4. Não há cobrança de IOF ou taxa extra

Ainda não foram divulgadas regras oficiais para a portabilidade do consignado privado, mas a expectativa é de que o processo seja 100% digital, com autorização via app ou carteira digital de trabalho.

A meutudo vai oferecer Portabilidade para consignado CLT?

Sim! Em parceria com a Parati Financeira, aqui na meutudo, a Portabilidade de consignado CLT vai ser ofertada assim que essa funcionalidade for liberada pelo governo.

E o melhor: tudo será feito diretamente no app meutudo, sem necessidade de intermediação por outros canais, como a Carteira de Trabalho Digital.

Enquanto isso, a gente está a todo vapor trabalhando na liberação das ofertas exclusivas e flexíveis de novos contratos do Consignado para CLT.

No aplicativo da CTPS Digital, você encontra nossa proposta em nome da nossa parceira de negócios, Parati Financeira (PARATI CFI SA).

Se você tem dúvida sobre como funciona a contratação na CTPS Digital, utilize o nosso simulador de Consignado privado logo abaixo:

Celular
00:00

Empréstimos





User
Savings
Briefcase
Empréstimos Empréstimos
Burger Bar

Não se esqueça: no dia 25 de abril, o acesso será liberado direto no aplicativo. A gente vai comunicar oficialmente em nossos canais assim que o processo estiver disponível.

Gostou da notícia? Para mais atualizações sobre finanças e oportunidades para o trabalhador, inscreva-se aqui no nosso formulário e fique por dentro de tudo!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.