Trupe de palhaços retoma ‘plantão da alegria’ em hospital de SC em celebração à Semana do Livro

Grupo de palhaçaria (A)gentes do Riso

Grupo de palhaçaria completa 14 anos em 2025 – Foto: Tóia Oliveira/Divulgação/ND

Os (A)Gentes do Riso, grupo de voluntários já conhecidos em Florianópolis e em Santa Catarina, retomam os plantões na instituição que atende crianças vindas dos mais diversos lugares do estado para tratamentos médicos.

A trupe de 13 palhaças e palhaços reiniciou o trabalho no Hospital Infantil Joana de Gusmão nesta quarta-feira (16). As ações fazem parte da 16ª Semana Municipal do Livro Infantil.

A Semana Municipal do Livro Infantil, instituída em 2010, acontece no período da comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e do nascimento do escritor Monteiro Lobato, em 18 de abril.

A retomada dos (A)Gentes do Riso será recheada de histórias e narrativas infantis, com muita interação com as crianças, acompanhantes e funcionários da unidade hospitalar.

(A)Gentes do Riso em ação até agosto

As ações dos voluntários do riso ocorrerão em todas as quarta-feiras até o dia 13 de agosto. Para cada ação, seis duplas de (A)Gentes do Riso visitarão pacientes do hospital para transformar a energia do ambiente. As personagens, queridas e irreverentes, dão suporte à equipe do Joana de Gusmão com o que fazem de melhor: fazer rir.

Primeiro plantão do ano celebra a semana Municipal do Livro Infantil no Hospital Infantil Joana de Gusmão - Tóia Oliveira/Divulgação/ND

1
4

Primeiro plantão do ano celebra a semana Municipal do Livro Infantil no Hospital Infantil Joana de Gusmão – Tóia Oliveira/Divulgação/ND

Trupe é composta por 13 palhaças e palhaços  - Tóia Oliveira/Divulgação/ND

2
4

Trupe é composta por 13 palhaças e palhaços – Tóia Oliveira/Divulgação/ND

(A)Gentes do Riso retomam intervenções no Hospital Infantil Joana de Gusmão - Tóia Oliveira/Divulgação/ND

3
4

(A)Gentes do Riso retomam intervenções no Hospital Infantil Joana de Gusmão – Tóia Oliveira/Divulgação/ND

Grupo de palhaçaria completa 14 anos em 2025 - Tóia Oliveira/Divulgação/ND

4
4

Grupo de palhaçaria completa 14 anos em 2025 – Tóia Oliveira/Divulgação/ND

“Estamos entrando no ano 14 com um grupo de artistas que integra há muitos anos o projeto, pesquisando em continuidade, aperfeiçoando este trabalho. Nesse tempo, abrimos a nossa escuta para o que é necessário ao momento, descobrindo a medida certa da bagunça, a temperatura do riso e os muitos modos de fazer graça num ambiente tão específico”, afirma Egon Seidler, o palhaço Jubi e um dos coordenadores do projeto.

“Sabemos que nem sempre é possível sorrir, mas aprendemos que, na maioria das vezes, a alegria melhora tudo, além de ser uma potente aliada nos processos de cura”, complementa Seidler.

Contação de história autoral catarinense

Durante o primeiro plantão do ano, a palhaça Esmeralda (Débora de Matos) contará a história O GIGANTE, de autoria da catarinense Greice Miotello (projeto Contos para Maria). Um exemplar do livro será doado para a Biblioteca da Brinquedoteca do HIJG.

(A)Gentes do riso em ação no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Semana Municipal do Livro Infantil, instituída em 2010, acontece no período da comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e do nascimento do escritor Monteiro Lobato (18 de Abril) – Foto: Tóia Oliveira/Divulgação/ND

O que os (A)Gentes levam para o hospital

A trupe (A)Gentes do Riso tem coordenação da Traço Cia., mas é formada por artistas de outras várias companhias da cidade, que apresentam espetáculos de palhaçaria em diferentes ambientes. As intervenções no hospital, contudo, “tem um gosto diferente”, porquê, segundos os (A)Gentes do Riso, eles se alimentam de energias especiais antes de ir para o trabalho.

Algumas delas: alegria, como conta a palhaça Malagueta; amor, pois a palhaça Flor ama demais; musicalidade, no caso da Esmeralda, vontade de tomar o café da manhã do hospital, como brinca Pacacoenco; e muito mais. É uma mistura de emoções, vontades e talentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.