Tarifas dos EUA podem reduzir o comércio mundial em 1,5%

A OMC (Organização Mundial do Comércio) disse nesta 4ª feira (16.abr.2025) que a incerteza causada pelas tarifas impostas pelos EUA (Estados Unidos) pode provocar “graves consequências” para o comércio global. De acordo com o alerta da OMC, as medidas podem causar uma queda de até 1,5% em 2025.

No começo do ano, a organização internacional havia projetado uma expansão contínua do comércio em 2025 e 2026, com o volume de mercadorias aumentando no mesmo ritmo do PIB (Produto Interno Bruto) global.

Entretanto, os economistas da OMC reavaliaram a situação diante do impacto das tarifas recíprocas impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano). Apesar de estimarem um declínio no volume de mercadorias em 2025, a organização internacional também espera uma recuperação de 2,5% em 2026.

“A natureza sem precedentes das recentes mudanças na política comercial significa que as previsões devem ser interpretadas com mais cautela do que o normal”, disse a OMC.

Além disso, a guerra comercial entre EUA e China segue aquecida. De acordo com o anúncio feito pela Casa Branca na 3ª feira (15.abr), as tarifas impostas ao país asiático podem chegar até 245% em resposta às ações retaliatórias do governo chinês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.