Parece, mas não é: saiba como identificar e escapar do ovo de Páscoa ‘sabor chocolate’

Ovo de Páscoa 'sabor chocolate'

Ovo de Páscoa ‘sabor chocolate’ pode confundir o consumidor – Foto: Divulgação/Procon SC/ND

Um novo produto pode enganar os consumidores que estão comprando os presentes para este feriado de domingo (20). O ovo de Páscoa ‘sabor chocolate’.

O item não é exatamente o que promete ser. Os produtores substituem a manteiga de cacau por ingredientes alternativos para ofertarem preços abaixo do mercado.

Segundo a Anvisa, as mercadorias devem ter pelo menos 25% de sólidos de cacau em sua composição para serem considerados chocolate. Além disso, as gorduras vegetais não podem ultrapassar 5%.

O ovo de Páscoa ‘sabor chocolate’ leva ingredientes como óleo de palma ou de soja, no lugar da manteiga de cacau. Além disso, o produto “falso” também apresenta cacau em pó em menor quantidade.

“Temos visto ovos de Páscoa deste tipo, inclusive com embalagens semelhantes às de marcas conhecidas, com uma concentração muito alta de açúcar e gordura vegetal”, afirma a delegada Michele Alves, diretora do Procon de Santa Catarina.

Produtos à base de cacau são substituídos por gordura vegetal – Foto: Reprodução/GettyImages/ND

Ovo de Páscoa ‘sabor chocolate’ pode ser vendido

Apesar da possibilidade de confundir o consumidor, o ovo de Páscoa “sabor chocolate” está em conformidade com o (CDC) Código de Defesa do Consumidor. Não há propaganda enganosa, desde que os ingredientes estejam descritos no rótulo do produto.

No entanto, a delegada Michele, do Procon, alerta para uma atenção redobrada na hora da compra. “Ainda que esteja escrito, não fica tão claro que sabor chocolate é diferente de chocolate”, argumenta.

Procon alerta

Procon alerta sobre ovo de Páscoa ‘sabor chocolate’ – Foto: PMF/Divulgação/ND

Os rótulos dos alimentos devem indicar nos primeiros lugares da lista de ingredientes os itens mais predominantes na composição, como deve ser o caso do cacau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.