Órgão regulador mexicano autoriza Nubank a obter licença para operar como banco no país

A agência reguladora do sistema financeiro mexicano, Comisión Nacional Bancária y de Valores (CNBV), concedeu nesta terça-feira ao Nubank no México autorização para obter uma licença para operar como banco no país, segundo uma fonte do setor.

O Nubank, uma das maiores empresas da América Latina em valor de mercado, anunciou no final de 2023 que sua subsidiária mexicana, Nu México, havia solicitado a licença.

+ Nubank anuncia sua maior campanha de renegociação de dívidas, para 6 milhões de clientes
+ Nubank anuncia quatro novas criptomoedas em sua plataforma

“Já foi aprovado“, disse a fonte, acrescentando que ainda falta uma aprovação operacional por parte da CNBV “para determinar se as operações se ajustam, na prática, às normas operacionais de um banco”.

A aprovação da CNBV foi noticiada primeiro pelo jornal El Financiero.

A fonte acrescentou que a aprovação operacional pode levar até 180 dias, mas pode ser concluída muito antes.

Procurada, a CNBV não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A Nu México disse que está “esperando a notificação formal da decisão” e que comunicará a resolução oficial em breve, em resposta a um pedido de comentário da Reuters.

Atualmente, o Nubank opera no México como uma Sociedade Financeira Popular (Sofipo), uma instituição financeira focada em pessoas de baixa renda desbancarizadas e microempresas.

O Nubank é um dos neobancos mais populares do México e em janeiro atingiu 10 milhões de clientes, apenas cinco anos após o lançamento da plataforma financeira no mercado mexicano.

No final do ano passado, um de seus principais rivais, o Mercado Pago, pediu uma licença para operar como instituição bancária no país. A Revolut, sediada em Londres, anunciou em 2024 que obteve uma licença bancária no México, a segunda maior economia da América Latina depois do Brasil.

O post Órgão regulador mexicano autoriza Nubank a obter licença para operar como banco no país apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.