Missas de Lava-Pés e do Crisma marcam Quinta-feira Santa na Catedral de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa

A Arquidiocese da Paraíba celebrará a Quinta-feira da Semana Santa com ao menos duas missas e uma procissão, neste dia 17 de abril. As celebrações acontecerão na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, reaberta após ser interditada depois que uma estrutura cedeu no local. Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano, vai presidir as cerimônias religiosas da Quinta-feira Santa.

A programação terá início às 9h, com a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, quando o arcebispo abençoa os óleos que serão utilizados ao longo do ano nos sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e nas Ordenações. Durante essa celebração solene, os padres da Arquidiocese renovam suas promessas sacerdotais, em um sinal de comunhão com o bispo e com os fiéis.

Às 17h, será realizada a Missa da Ceia do Senhor, popularmente conhecida como a Missa do Lava-Pés. Nesta celebração, a Igreja recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, além do gesto do lava-pés, realizado por Jesus como sinal de serviço e humildade. É uma das liturgias que mais comovem os fiéis católicos.

O encerramento será com a tradicional Procissão do Silêncio, às 20h, um momento de contemplação e recolhimento que marca o início da Paixão do Senhor. Após a transladação do Santíssimo Sacramento, os fiéis percorrem as ruas do centro da cidade em direção a Igreja do Carmo, em silêncio, meditando o mistério da entrega de Cristo por amor à humanidade.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.