George R. R. Martin e os lobos terríveis: autor de ‘Game of Thrones’ se inspirou em espécie e investe em desextinção


Empresa americana diz ter trazido de volta o lendário lobo-terrível, extinto há mais de 10 mil anos. George R. R. Martin, escritor dos livros que levaram à série “Game of Thrones”, é investidor e consultor da Colossal
O Fantástico deste domingo (13) mostrou detalhes por trás da Colossal, empresa americana que diz ter trazido de volta o lobo-terrível, animal extinto há mais de 10 mil anos.
E um detalhe curioso chama a atenção nesta história: George R. R. Martin, autor dos livros que inspiraram a série “Game of Thrones”, é investidor e consultor da empresa.
A conexão faz sentido — afinal, o lobo-terrível é uma das criaturas mais icônicas do universo da aclamada série americana.
Cena de Game of Thrones com lobo-terrível
Reprodução/TV Globo
🌳 Desextinção?
➡️ A empresa de bioengenharia Colossal revelou ao mundo dois lobinhos que, aos seis meses, já pesam quase 40 quilos e a irmãzinha, de 3 meses. O anúncio despertou um show de fofura e controvérsia.
‘Exageraram ou mentiram’, diz cientista sobre desextinção do lobo-terrível; veja reações da comunidade científica
Os genes do lobo-terrível foram mapeados a partir de fósseis de 13 mil e 72 mil anos atrás. Depois, os cientistas compararam com os genes do lobo-cinzento, um animal que vive na América do Norte. 99,5% das características são iguais. Assim, identificaram os genes que fazem o lobo-terrível.
Os cientistas editaram o DNA do lobo-cinzento usando uma técnica chamada CRISPR, como quem reescreve um texto trocando palavras. Mas não trocaram o meio por cento que faz a diferença entre as espécies, o que daria milhões de mudanças. Foram 20 edições em 14 genes.
O DNA alterado foi colocado em embriões, que foram gestados por fêmeas de cachorro doméstico. O resultado? Filhotes fortes, de pelos brancos, parecidos com os fósseis estudados.
🔬 Os lobos-terríveis foram mesmo ‘desextintos’?
🐺 Com 20 edições genéticas, os filhotes são lobos-cinzentos geneticamente modificados.
A Colossal publicou o sequenciamento genético dos fósseis, ainda em preprint. Isso significa que a revisão por pares não foi feita, mas está aberta à comunidade científica.
Empresa diz ter ‘desextinto’ lobos-terríveis, extintos após a última Era do Gelo.
Reprodução/TV Globo
ASSISTA À REPORTAGEM COMPLETA
Desextinto? Como empresa fez edição genética para anunciar volta do lobo-terrível
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.