Bolsas dos EUA têm queda após novas restrições à exportação de chips para a China

Os principais índices de Wall Street abriram em baixa nesta quarta-feira, 16, com o Nasdaq liderando as perdas, depois que a Nvidia sinalizou cobranças acentuadas com os novos controles dos Estados Unidos sobre as exportações de chips para a China, a mais recente escalada na guerra comercial global.

O Dow Jones caía 0,47% na abertura, para 40.179,49 pontos. O S&P 500 abriu em baixa de 1,13%, a 5.335,75 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 1,92%, para 16.499,693 pontos na abertura.

A Nvidia informou na terça-feira que assumiria encargos de US$5,5 bilhões após o governo dos Estados Unidos dizer que vai exigir licenças para exportações à China de seu chip de inteligência artificial H20, um de seus mais populares.

Os chips de IA da Nvidia têm sido um dos principais focos dos controles de exportação dos EUA, com autoridades norte-americanas buscando impedir que os chips mais avançados sejam vendidos para a China. Logo após a implementação desses controles, a Nvidia começou a projetar chips que se aproximassem o máximo possível dos limites dos EUA e, ao mesmo tempo, fossem permitidos para venda na China.

O H20 é um desses chips. Companhias chinesas, incluindo Tencent, Alibaba e a controladora do TikTok, ByteDance, têm ampliado os pedidos de chips H20 devido à crescente demanda por modelos de IA de baixo custo da startup DeepSeek, conforme noticiado pela Reuters em fevereiro.

O post Bolsas dos EUA têm queda após novas restrições à exportação de chips para a China apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.